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O que é um Rolamento Autocompensador? Quando usar? Escolha o modelo SKF certo!

rolamento autocompensador SKF

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O que é um rolamento autocompensador?

O rolamento autocompensador é um rolamento capaz de funcionar mesmo quando há pequenos desalinhamentos no eixo ou decorrentes da montagem. A construção deste rolamento permite compensar pequenos desalinhamentos angulares. Além disso, este rolamento suporta forças radiais e axiais.

Você procura um rolamento industrial para suportar cargas radiais e axiais muito pesadas? Sua aplicação é propensa a desalinhamento ou deflexões do eixo?

Então, você precisa conhecer os rolamentos autocompensadores de rolos SKF.

Agora, se os desalinhamentos angulares do eixo em relação ao mancal forem um problema, você precisará de rolamentos autocompensadores de esfera.

Mas não se preocupe! Vamos apresentar neste artigo os principais modelos e características do rolamento autocompensador.

Assim, você poderá fazer a escolha certa! Confira agora!

O rolamento autocompensador é um rolamento que funciona mesmo quando há pequenos desalinhamentos na montagem do eixo.

Sua construção básica se dá por um anel interno de duas carreiras e um anel externo cuja pista tem um perfil lateral circular.

O que é um rolamento autocompensador

Como resultado, permite compensar o desalinhamento angular, pequenos erros de montagem ou flexões no eixo.

Quando usar os rolamentos autocompensadores?

Antes de tudo, deve-se usar o rolamento autocompensador quando o eixo sofre com pequenos desalinhamentos. Seja por ser muito longo ou impossibilidade de se realizar o alinhamento do eixo com a precisão necessária.

Além disso, esse tipo de rolamento também pode ser usado para dar margem a futuros desalinhamentos. Aqueles que podem surgir com o tempo de operação.

Os rolamentos autocompensadores são muito utilizados em máquinas. Sobretudo nos setores:

  • Mineração;
  • Indústria têxtil;
  • Fabricação de papel;
  • Geradores e turbinas eólicas;
  • Agroindústria;
  • Maquinário pesado.

Tipos de rolamento autocompensador

Os rolamentos autocompensadores mais comuns são:

  1. Autocompensador de Rolos;
  2. Axiais Autocompensadores de Rolos;
  3. Autocompensador de Esferas;

Rolamento autocompensador de rolos SKF

rolamento autocompensador de rolosO rolamento autocompensador de rolo possui duas carreiras de rolos, com uma pista esférica comum no anel externo, e duas pistas no anel interno, inclinadas em um ângulo em relação ao eixo do rolamento.

É construído para acomodar cargas radiais e axiais em ambas direções.

Os rolamentos SKF destes modelos passam por um tratamento térmico que aumenta sua resistência ao desgaste. Portanto, eles duram mais em ambientes com partículas contaminantes e com baixa lubrificação.

Confira agora os principais modelos destes rolamentos de rolos.

Rolamentos autocompensadores de rolos de projeto básico

Este rolamento autocompensador de rolos de duas carreiras tem estrutura mais simples. Possui anéis internos e externos, gaiola, rolos e um anel-guia centralizado no anel interno, entre as carreiras de rolos.

Também possuem pequenos furos nos anéis interno e externo, e um canal circular para aplicar e distribuir a lubrificação.

Rolamento autocompensador de rolos de projeto básico

Rolamento autocompensador de rolos vedados

Rolamento autocompensador de rolos vedados

A vedação dos rolamentos autocompensadores de rolos é feita de borracha nitrílica NBR. Com a mesma função e características da vedação usada em rolamentos de esferas.

Além disso, o rolamento autocompensador de rolos também pode ter vedações em:

  • HNBR: é mais resistente ao desgaste que a NBR. Também suporta temperaturas mais altas, de até 150 °C;
  • FKM: esse é o material de vedação mais resistente ao desgaste e a ataques químicos. Pode trabalhar a até 200 °C.

rolamento autocompensador de rolos com vedações

No entanto, deve-se tomar cuidado se ele for exposto à temperatura acima de 300 °C. Nesta temperatura a borracha queima e ele libera vapores nocivos. Por exemplo, aquecer com chama de maçarico.

Qual a vantagem do rolamento vedado autocompensador de rolos?

A maior vantagem deste rolamento está em sua vida útil mais longa em ambientes contaminados. Esse aumento de durabilidade acontece devido à vedação do rolamento. Ela protege os rolos contra elementos externos.

Dessa forma, eles já vêm com graxa SKF por dentro da vedação. A depender do serviço, ela atende toda a vida útil do rolamento. Isso diminui o custo de manutenção e o tempo de parada para lubrificação.

Rolamento autocompensador de rolos SKF para aplicações vibratórias

Este modelo de rolamento é similar aos demais rolamentos autocompensadores de rolos. No entanto, possui uma folga interna radial. Ela acomoda o deslocamento provocado pela amplitude de vibração.

detalhe da folga interna radial em Rolamento autocompensador de rolos SKF para aplicações vibratórias

Por isso a aplicação deste rolamento se dá principalmente em máquinas que trabalham com vibração. Por exemplo, em peneiras vibratórias e rolos compressores.

Rolamento autocompensador de rolos montado sobre bucha

A montagem sobre bucha é utilizada em rolamentos de furo cônico, montados em eixos cilíndricos. No caso de buchas de fixação, a própria bucha já vem com dispositivo de trava.

Este rolamento autocompensador de rolos também pode ser montado com o auxílio de porcas de fixação e arruelas de trava.

Os rolamentos autocompensadores de rolos também montados com o auxílio de porcas de fixação e arruelas de trava

Rolamento autocompensador de esferas SKF

Rolamento autocompensador de esferas SKFO rolamento autocompensador de esferas tem duas carreiras de esferas e um anel externo com superfície côncava. Assim, permite que ele acomode desalinhamentos de até 3 graus de ângulo.

Inclusive o desalinhamento angular do eixo em relação ao mancal. Além disso, produz menos atrito que qualquer outra variante de rolamento de esferas.

Sendo assim, são rolamentos para aplicações onde se quer acomodar desalinhamentos, mas as cargas são moderadas ou baixas.

A exemplo disso, podemos citar o ventilador industrial.

Os principais modelos desta série são:

  • autocompensadores de esferas de projeto básico
  • com um anel interno prolongado
  • rolamentos vedados

Entenda melhor sobre cada um deles.

Rolamentos autocompensadores de esferas de projeto básico

Este é o modelo básico de rolamento autocompensador de esfera. O furo do anel interno pode ser cilíndrico (mais comum) ou, em alguns casos, furo cônico.

Além disso, eles vêm com um canal circular e furos que facilitam a lubrificação do rolamento.

Os três furos igualmente espaçados para lubrificação no anel externo e os seis no anel interno, facilitam o seu uso com mancais para rolamento que possuem marcações W33.

Rolamentos autocompensadores de esferas de projeto básico
Rolamentos autocompensadores de esferas

Rolamento autocompensador de esferas com um anel interno prolongado

A SKF desenvolveu este rolamento para aplicações menos exigentes. Sobretudo que utilizam sistemas de eixos comerciais comuns.

Rolamentos autocompensadores de esferas skf com um anel interno prolongado
O anel prolongado serve para fixar o eixo por um parafuso. Como resultado, evita deslizamentos do eixo no anel interno.

Assim, a fixação dos rolamentos autocompensadores de esferas com anel interno prolongado se dá axialmente no eixo.

De modo que uma ranhura na extremidade do anel interno, permita o encaixe de um pino ou parafuso  no eixo.

Eles também podem ser usados em pares. No entanto, quando forem usados nessa configuração, deve-se posicionar as ranhuras para fiquem frente a frente ou opostas entre si.

montagem em pares do rolamento autocompensador de esferas com anel interno prolongado

Caso isso não ocorra, o eixo ficará fixo axialmente em apenas uma direção.

Rolamentos autocompensadores de esferas vedados

O rolamento autocompensador de esferas SKF com vedação trabalha numa faixa de temperatura entre -40 °C e 100 °C.

Dessa forma, quando a montagem for a quente, é recomendável o uso de aquecedores indutivos para rolamentos. Assim é possível controlar a temperatura de aquecimento.

Sobretudo porque o rolamento vedado só pode ser aquecido a temperaturas abaixo de 80 °C. O motivo são as vedações de borracha nitrílica (NBR) e o lubrificante já aplicado nele.

Rolamentos autocompensadores de esferas vedados

Por outro lado, o rolamento autocompensador vedado tem uma vantagem. Como ela já vem lubrificado com graxa, não precisa ser relubrificado durante a operação.

Rolamento autocompensador de esfera montado sobre uma bucha de fixação

Antes de tudo, a bucha de fixação se aplica na montagem de rolamentos com furos cônicos em eixos cilíndricos. Como resultado, permite que o rolamento seja fixo ao eixo sem necessidade de outro acessório.

Rolamento autocompensador de esfera montado sobre uma bucha de fixação

A montagem se dá tanto em eixos lisos quanto escalonados. No primeiro caso, a montagem do rolamento é em qualquer lugar ao longo do eixo.

Já no segundo, permite a montagem com maior precisão contra o rebaixo do eixo.

Qual é a principal vantagem de um rolamento autocompensador de esferas?

A principal vantagem é a capacidade que o rolamento autocompensador de esferas tem de continuar funcionando mesmo que ocorra um desalinhamento.

Ele também sofre menos atrito que qualquer outro tipo de rolamento durante a partida. Por isso é uma excelente escolha para equipamentos que trabalhem em altas velocidades.

Se você quiser saber mais informações em detalhes sobre os produtos SKF, consulte nossa tabela de rolamentos autocompensadores.

A SKF também dispõe de mancal com rolamento autocompensador para garantir a compatibilidade entre as duas peças.

Respostas de 3

  1. Parabens!! conteúdo técnico bem elaborado com descrição simples e com ilustração…Perfeito.

    1. Olá Wagner

      Ficamos muito felizes em saber que você gostou do artigo! Agradecemos pelo seu feedback e esperamos que continue acompanhando o blog

      Estamos sempre a disposição para o que precisar. Conte conosco!

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