Rolamentos SKF seguem um sistema de codificação com ou sem um ou mais prefixos e/ou sufixos, conhecido como Sistema básico de designação de rolamentos. Em rolamentos autocompensadores de rolos é possível encontrar os sufixos CC e CA. Mas o que eles significam?
As siglas CC e CA são muito utilizadas na engenharia elétrica para indicar corrente contínua (CC) e corrente alternada (CA), mas isso não tem nenhuma relação com o rolamento.
As letras CC e CA nos códigos dos rolamentos representam características do tipo de rolamento.
Destacamos que os códigos dos rolamentos SKF são formados por partes que permitem identificar características como:
- tipo do rolamento
- o projeto básico
- as dimensões máximas
Por isso é importante saber como as designações são compostas, pois os prefixos e sufixos identificam características do projeto ou componentes do rolamento.
Os prefixos são usados principalmente para identificar componentes de um rolamento. Eles também podem identificar as variantes.
Já os sufixos identificam designs ou variantes que diferem de alguma forma do design original ou do design básico atual. Os sufixos são divididos em grupos:
- Sufixo – Design interno
- Sufixo – Design externo (vedações, ranhura do anel de retenção, etc.)
- Sufixo – Design da gaiola
- Sufixo – Materiais, tratamento térmico
- Sufixo – Tolerância, folga, pré-carga, funcionamento silencioso
- Sufixo – Conjuntos de rolamentos, rolamentos combinados
- Sufixo – Estabilização
- Sufixo – Lubrificação
- Sufixo – Outras variantes
O que significa CC no final do código do rolamento?
Um rolamento SKF com as letras CC no final do seu código vai indicar uma característica do design interno do rolamento autocompensadores de rolos. Desse modo temos:
- CC(J) e CJ indica que possui anel interno sem flange, anel-guia centrado no anel interno e duas gaiolas de aço estampado.
- CCJA e EJA indica que possui anel interno sem flange, anel-guia centrado na pista do anel externo, duas gaiolas de aço estampado.
Há também algumas combinações complementares ao sufixo CC, por exemplo: 23024 CC/W33.
Aqui o sufixo complementar W33 tem relação com a lubrificação do rolamento. Ele indica que este tipo de rolamento possui um canal circular e três furos para lubrificação no anel externo.
Existem outros sufixos complementares para indicar alguma característica específica dos sistemas de lubrificação. Se você quiser saber mais, veja no final deste artigo a tabela completa do sistema de códigos dos rolamentos SKF.
O que significa CA no final do código do rolamento?
O código do rolamento com o sufixo CA vai indicar uma gaiola de latão usinada de duas peças do tipo pente, um anel interno com um flange de retenção em ambos os lados e um anel-guia flutuante centrado no anel interno.
Os flanges do anel interno foram projetados para manter os rolos no lugar, ao desviar o rolamento durante a montagem ou manutenção e não são desenvolvidos para orientar os rolos ou acomodar carga axial.
Conforme prometido, abaixo você pode consultar a tabela completa com os sufixos complementares aos códigos dos rolamentos. Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender melhor o que são rolamentos com as letras CC e CA em seus códigos.
Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que um de nossos especialistas terá o prazer em responder.
Tabela de designação dos rolamentos SKF
Sufixos – Design interno | |
BC | Rolamento para eixos principais de turbinas eólicas com gaiola de ferro fundido guiada por roletes (a menos que um dos sufixos de design da gaiola seja especificado) |
CA, CAC | Flanges de retenção no anel interno, anel-guia centrado no anel interno, gaiola de latão usinado (a menos que um dos sufixos de design da gaiola seja especificado) |
CC(J), CJ | Anel interno sem flange, anel-guia centrado no anel interno, duas gaiolas de aço estampado |
CCJA, EJA | Anel interno sem flange, anel-guia centrado na pista do anel externo, duas gaiolas de aço estampado |
E | Projeto interno otimizado para maior capacidade de carga séries 213, 222 e 223: Anel interno sem flange e duas gaiolas em aço estampado. Canal circular e três furos para lubrificação no anel externo. d ≤ 65 mm: Anel-guia centrado no anel interno d > 65 mm: Anel-guia centrado na gaiola |
Sufixos – Design externo (vedações, ranhura para anel de retenção, etc.) | |
-CS, -2CS | Vedação de contato, em NBR, em um ou nos dois lados |
-CS2, -2CS2 | Vedação de contato, FKM, em um ou nos dois lados |
-CS5, -2CS5 | Vedação de contato, em HNBR, em um ou nos dois lados |
-CS6, -2CS6 | Vedação de contato, G-ECOPUR, em um ou nos dois lados |
-RS, -2RS | Vedação de contato, em NBR, em um ou nos dois lados |
-RS5, -2RS5 | Vedação de contato, em HNBR, em um ou nos dois lados |
K | Furo cônico; conicidade de 01:12 |
K30 | Furo cônico; conicidade de 1:30 |
Sufixos – Design da gaiola | |
F | Gaiola de aço usinado, centrada no anel interno |
FA | Gaiola de aço usinado, centrada no anel externo |
J | Gaiola de aço estampado, centrada no anel interno |
JA | Gaiola de aço estampado, centrada no anel externo |
MA | Gaiola de latão usinado centrada no anel externo |
Sufixos – Materiais, tratamento térmico | |
235,220 | Anel interno cementado com ranhura helicoidal no furo |
HA3 | Anel interno cementado |
Sufixos – precisão, folga, pré-carga, giro silencioso | |
C08 | Tolerâncias geométricas (tolerâncias de desvio e orientação) para a classe P5 |
C083 | C08 + C3 |
C084 | C08 + C4 |
C2 | Folga interna radial menor que Normal |
C3 | Folga interna radial maior do que Normal |
C3H | Folga interna radial na metade superior da faixa C3 |
C4 | Folga interna radial maior do que C3 |
C4L | Folga interna radial na metade inferior da faixa C4 |
C5 | Folga interna radial maior que C4 |
P5 | Tolerâncias dimensionais e geométricas (tolerâncias de desvio e orientação) para a classe P5 |
P6 | Tolerâncias dimensionais e geométricas (tolerâncias de desvio) para classe P6 |
P62 | P6 + C2 |
Sufixo – Lubrificação | |
GEA8 | Preenchido com 60 a 80% de graxa SKF LGEV 2 |
GEM9 | Preenchido com 70 a 100% de graxa SKF LGHB 2 |
GLE | Preenchido com 25 a 45% de graxa SKF LGWM 2 |
VT143 | Preenchido com 25 a 45% de graxa SKF LGEP 2 |
VT143B | Preenchido com 45 a 60% de graxa SKF LGEP 2 |
VT143C | Preenchido com 70 a 100% de graxa SKF LGEP 2 |
W64 | Solid Oil |
W | Sem canal circular e furos para lubrificação no anel externo |
W20 | Três furos para lubrificação no anel externo |
W26 | Seis furos para lubrificação no anel interno |
W33 | Canal circular e três furos para lubrificação no anel externo |
W33X | Canal circular e seis furos para lubrificação no anel externo |
W77 | Furos para lubrificação W33 tampados |
W513 | W26 + W33 |
Sufixos – Outras variantes | |
R505 | Rolamento para caixas de mancal do eixo ferroviário |
VA405 | Rolamentos para aplicações vibratórias, gaiolas de aço estampado com superfície temperada |
VA406 | Igual a VA405, mas furo do anel interno cilíndrico revestido com PTFE |
VA991 | Rolamento para aplicações de alta velocidade |
VA9B1 | Rolamento para aplicações de fundição contínua |
VE552(E) | Anel externo com três furos roscados espaçados uniformemente em uma face lateral para acomodar o guincho de elevação. A letra E indica que os parafusos olhais apropriados são fornecidos com o rolamento. |
VE553(E) | Igual ao modelo VE552 (E), mas furos roscados nas duas faces laterais |
VG114 | Gaiolas de aço estampado com superfície temperada |
VQ424 | Tolerâncias geométricas (tolerâncias de desvio e orientação) mais rígidas que C08 |
Uma resposta
Gostaria de saber oque significa o numeral 1 da referência 22236 E-1?