Todo mecânico de manutenção sabe que o desalinhamento de componentes é um risco para operação de qualquer equipamento. Tanto em questões de segurança do trabalho quanto excessos de interrupções por quebra de peças. E uma das alternativas para eliminar estes riscos é fazer uso do alinhamento a laser.
Além disso, o método de alinhar componentes a laser em máquinas e equipamentos industriais traz outras vantagens que, por vezes, não são contabilizadas.
E é justamente isso que iremos mostrar nesse artigo. Quando comparamos os métodos mais comuns para alinhar componentes, o alinhamento a laser tem vantagens e benefícios sobre todos os outros.
Confira agora o quanto realmente vale a pena usar o alinhamento a laser na montagem e manutenção de equipamentos.
Antes, veja as principais consequências que o desalinhamento pode ocasionar em suas máquinas.
Nossos estudos apontam que mais de 50% dos custos de manutenção em equipamentos rotativos tem origem no desalinhamento de componentes. Sobretudo porque muitas empresas ainda adotam métodos ineficientes durante a montagem ou nas inspeções preventivas.
O resultado disso são inúmeros problemas com paradas de máquina e aumento dos custos produtivos. Então, de maneira direta, podemos afirmar que a principal consequência de se trabalhar com componentes desalinhados é o excesso de manutenções corretivas.
Ao considerarmos sistemas rotativos em máquinas e equipamentos industrias, alguns sinais vão indicar que o desalinhamento pode ser a origem do problema. Assim, o setor de manutenção deve observar com atenção se os equipamentos apresentam sintomas como:
Diante disso, podemos então apresentar as principais vantagens do alinhamento a laser.
Atualmente os alinhadores a laser são ferramentas com alta tecnologia. São aparelhos com softwares que efetuam os cálculos e permitem executar as tarefas em menor tempo. Até profissionais com pouca experiência conseguem realizar o alinhamento.
Além de evitar cálculos errados ou inversão de valores, o alinhamento a laser garante maior precisão no ajuste.
Por exemplo, os alinhadores SKF possuem unidades de medição sem fio, detector e laser, que realizam o alinhamento mesmo nas condições mais difíceis. Possuem uma tela ergonômica com navegação intuitiva e sensível ao toque.
O desalinhamento de componentes em sistemas de transmissão chega a consumir de 10 a 15% mais energia. Isso não é nada bom quando se precisa reduzir os custos ou mantê-los em níveis competitivos.
Em momentos de crises elétricas, percebemos o quanto os custos sofrem impactos pelo preço da energia elétrica.
O alinhamento a laser consegue reduzir o gasto com desperdício de energia em até 8%. Pois ele garante maior precisão que os métodos convencionais.
Além disso, a economia pode chegar a 30% se forem instalados rolamentos com eficiência energética. Eles diminuem o atrito de trabalho que é o maior responsável pelo consumo de energia.
Se o desalinhamento é uma das principais causas de manutenções não planejadas, certamente o equipamento sofrerá mais interrupções. Como resultado, ficará mais tempo parado e perderá produtividade.
A melhor maneira para evitar que isso aconteça é o setor de manutenção atuar antes do problema acontecer. Ou seja, usar o alinhamento a laser como método de manutenção preventiva.
Isso permite que o equipamento opere por mais tempo antes que um componente quebre por conta do desalinhamento.
Como isso pode ser feito?
Basta incluir no plano de manutenção o uso de alinhadores a laser para conferir o alinhamento de eixos ou mancais, por exemplo.
Assim, será possível manter a disponibilidade dos equipamentos e alcançar as metas programadas nos indicadores do planejamento estratégico.
Isso nos leva à próxima vantagem:
Se não há desgaste prematuro, então, as falhas por quebra em sistemas rotativos diminuem.
Como o alinhamento a laser oferece precisão, atuando de forma preventiva, não há necessidade de manutenção corretiva recorrente. Logo, os equipamentos terão maior confiabilidade porque não há desgaste prematuro dos componentes internos por desalinhamento.
Além disso, não há necessidade de manter em estoque um número alto de peças sobressalentes. Manter somente os itens estratégicos (MRO).
O desalinhamento pode provocar quebra de componentes durante a operação. E isso pode ser um risco para a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos. Mesmo que o equipamento tenha proteções para impedir que uma peça atinja o operador, o fato de um componente quebrar dentro da máquina ainda é um risco para a operação de muitas máquinas.
Logo, se você não quer correr riscos com acidentes graves por eventuais quebras de componentes desalinhados, utilize o alinhamento a laser na montagem e manutenção dos sistemas rotativos em sua empresa.
Você viu que o alinhamento a laser possui vantagens significativas na montagem e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. Em suma, podemos concluir que os principais benefícios são:
Agora que você já sabe os benefícios deste método, que tal conhecer os tipos de alinhadores a laser SKF? A linha de ferramentas SKF tem o melhor custo benefício para a sua empresa.
As ferramentas de alinhamento da SKF têm uma ampla gama de aplicações. Com elas você pode alinhar diversos componentes em sua máquina.
Saiba mais em nossa página de ferramentas para alinhamento SKF.
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…
Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…
Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…