A Análise de Vibração é uma das principais técnicas de manutenção preditiva para identificar falhas nos componentes rotativos de uma máquina. O diagnóstico permite verificar o nível vibracional de cada peça e determinar a origem da vibração.
Dessa forma, é possível se antecipar às falhas causadas pelo desbalanceamento, desalinhamento, folgas, falta de rigidez mecânica, falha em rolamentos, engrenagens defeituosas, etc.
De maneira geral, componentes rotativos emitem uma frequência de vibração quando estão em funcionamento.
A análise de vibração, capta está frequência através de acelerômetros ligados à sensores instalados em pontos estratégicos. Os sensores transformam a energia mecânica de vibração em sinais elétricos.
Os dados, ou registro das vibrações, são enviados para os aparelhos registradores ou software de análise de vibração (analisadores de vibrações). Depois disso, os dados são interpretados por especialistas em vibração.
Se as frequências emitidas estiverem fora do padrão, pode-se então determinar se há algo errado.
Desse modo obtém-se uma análise completa dos componentes de uma máquina ou equipamento.
A busca de novas técnicas e tecnologias para ajudar a reduzir custos, é um grande desafio na indústria. Umas das melhores técnicas e alternativas é a manutenção preditiva através da Análise de vibração.
Atualmente as empresas, de qualquer segmento da indústria, enfrentam muitos desafios.
Principalmente quando o assunto é redução de custos de manutenção, aumento do tempo de operação das máquinas, mão de obra enxuta, com objetivo de reduzir custos de produção e de transação.
Tudo isso tem um objetivo, tornar seus produtos ou serviços mais competitivos no mercado.
A ABECOM em parceria com a SKF (Plataforma de equipamentos), hoje apresenta não somente aos seus clientes o serviço de análise de vibração, mas um conceito que agrega a esta técnica uma segurança, inspeção dos “5 sentidos” e uma nova ferramenta “CGA – SKF Centro de Gestão de Ativos“.
Para o aumento de vida dos ativos ou máquinas, redução de perdas de produção e paradas não programadas.
Antes de tudo, o monitoramento pela técnica de analisar a vibração é um dos mais eficientes do mundo. Utiliza os parâmetros de medição como: velocidade, deslocamento, aceleração, envelope de aceleração, frequência e fase.
Assim, oferece com muita segurança e de forma preditiva o surgimento de potenciais problemas.
Nos custos de manutenção – podemos ter uma previsão mais assertiva de quando será necessária uma manutenção e quais os serviços devem ser realizados. Assim, é possível prolongar a vida útil de componentes das máquinas e fazer a troca somente quando for realmente necessário;
Mais eficiência nas intervenções da manutenção – com a Análise de Vibração, conseguimos identificar com antecedência os elementos que estão apresentando falhas. Além disso, também conseguimos fazer as avaliações dos resultados nas intervenções feitas;
Redução no custo de produção – maior produção na sua indústria e menores custos envolvidos na produção.
Confira mais informações sobre os sensores de vibração da SKF.