Como aumentar a eficiência operacional das máquinas e equipamentos em sua empresa?

Empresas que querem maximizar a produtividade e reduzir custos, buscam constantemente estratégias e soluções inovadoras para otimizar seus processos. Para alcançar bons resultados, há um fator fundamental para qualquer indústria: aumentar a eficiência operacional das máquinas e equipamentos.

Mas sabemos que alguns problemas impedem que uma empresa  consiga atingir seus objetivos produtivos. 

Você saberia dizer quais os principais?

Problemas que afetam a eficiência operacional nas indústrias:

Existem problemas que reduzem drasticamente a capacidade produtiva de uma empresa. 

A consequência disso são as perdas financeiras, atrasos na produção, insatisfação dos clientes, entre outros impactos negativos para as organizações.

Veja a seguir alguns dos problemas mais comuns que impedem uma empresa de aumentar a eficiência das máquinas:

Baixa confiabilidade dos equipamentos

A confiabilidade dos equipamentos é um desafio significativo para o gestor de qualquer indústria. Falhas frequentes e quebras inesperadas resultam em paradas não programadas, afetam a produção e aumentam os custos de reparo. 

Dentre as causas que comprometem essa variável estão: a falta de manutenção adequada, envelhecimento dos equipamentos e seu uso excessivo.

Paradas fora do planejamento

A parada não programada é um tremendo obstáculo para a eficiência operacional. Quando ocorrem falhas não previstas nos equipamentos, é necessário interromper a produção até que os reparos sejam feitos. Isso resulta em perda de tempo, recursos e custos extras.

Monitoramento de ativos importantes

A falta de um monitoramento adequado dos ativos também compromete a eficiência de uma planta. Isso porque sem um acompanhamento contínuo, é difícil identificar potenciais falhas ou a necessidade de manutenção preventiva. O resultado disso são as quebras inesperadas, produção parada e tempo de inatividade prolongado.

Cultura de compras focada apenas no preço

Você pode estar se perguntando: – O que isso tem a ver com aumentar a eficiência das máquinas?

Esse tipo de estratégia de compras pode resultar naquilo que geralmente é chamado de “o barato sai caro”.

A escolha de componentes de baixa qualidade ou fornecedores pouco confiáveis pode resultar em equipamentos menos confiáveis e maior necessidade de manutenção corretiva. Assim, o custo inicial mais baixo se transforma em custos adicionais no longo prazo.

Métodos de gestão de manutenção ineficientes

As práticas e ações da gestão de manutenção estão diretamente ligadas à eficiência da produção.

Qualquer falha no planejamento e controle de manutenção, falta de indicadores de desempenho e má integração entre as equipes, trazem consequências diretas que impedem de aumentar a eficiência operacional das máquinas.

Como aumentar a eficiência operacional das máquinas em uma empresa?

Nossos especialistas em manutenção trazem duas soluções para eliminar de vez os problemas acima: adotar manutenção preditiva e a gestão de ativos

Veja como ambas contribuem muito, muito mesmo, para aumentar a eficiência das máquinas e equipamentos em sua empresa.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é uma abordagem estratégica que se baseia na coleta e análise contínua de dados em tempo real dos equipamentos industriais. 

Por meio do monitoramento e diagnóstico avançado, essa prática permite identificar sinais precoces de possíveis falhas ou problemas de desempenho nos equipamentos. 

Com o auxílio de sensores, sistemas de monitoramento e análise de dados, é possível obter informações em tempo real sobre as condições operacionais, como vibração, temperatura, pressão e consumo de energia.

Assim, a manutenção preditiva previne a ocorrência de falhas inesperadas e interrupções não planejadas, proporcionando maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

Gestão de ativos

Já a gestão de ativos, por sua vez, envolve uma abordagem estratégica para a administração e otimização dos ativos da empresa ao longo de sua vida útil. Contribui significativamente para reduzir a depreciação das máquinas.

Essa prática visa maximizar o desempenho e o valor dos ativos, considerando aspectos como custos, riscos, segurança, sustentabilidade e conformidade às normas. 

O objetivo principal é garantir o uso eficiente dos ativos, prolongar sua vida útil e obter o melhor retorno sobre o investimento realizado.

Portanto, essas duas práticas colaboram para aumentar a eficiência operacional das indústrias de diversas formas. 

Veja a seguir como cada um dos problemas mencionados anteriormente são resolvidos pela manutenção preditiva e gestão de ativos.

Monitoramento contínuo dos ativos

Através da utilização de tecnologias de monitoramento e uso de sensores, a manutenção preditiva permite um acompanhamento contínuo do desempenho dos ativos e a detecção de falhas ainda em estágios iniciais.

Aumento da confiabilidade dos equipamentos

A confiabilidade é o resultado de saber como um equipamento vai se comportar por um período determinado. 

O monitoramento constante de máquinas e equipamentos vai permitir conhecer melhor o comportamento de funcionamento dos componentes e permitir definir melhor a confiabilidade de operação daquela máquina. 

Redução das paradas fora do planejamento

Uma vez que a confiabilidade do ativo aumenta significativamente, a manutenção passa a ser feita com base em uma estratégia mais proativa.

Em outras palavras, a empresa dá adeus às manutenções reativas, que ocorrem só quando ocorre a quebra, , favorecendo as paradas planejadas.

Cultura de compras focada na qualidade e custo-benefício

A gestão de ativos promove uma cultura de compras baseada não apenas no preço, mas também na qualidade e no custo-benefício dos componentes. 

Dessa forma, dá ao departamento de compras informações confiáveis para comprar um componente de melhor qualidade e durabilidade. Como resultado disso, a empresa reduz a necessidade de manutenções corretivas frequentes e garante maior confiabilidade dos ativos.

Além disso, é uma excelente estratégia para se aumentar o Saving de Compras e proporcionar redução de custos de forma ampla, não só no contrato de aquisição.

Empresas que fazem a gestão de TCO (total costs ownership) conseguem esses resultados porque analisam todos os impactos da compra na cadeia produtiva.

Melhoria dos métodos de gestão de manutenção

A implementação da manutenção preditiva e da gestão de ativos estimula a adoção de métodos de gestão mais eficientes. 

A utilização de indicadores de desempenho, planejamento estratégico da manutenção, treinamento adequado das equipes e integração de processos contribuem para uma gestão mais eficaz, reduzindo falhas, aumentando a produtividade e a eficiência operacional.

A combinação da manutenção preditiva e da gestão de ativos traz benefícios tangíveis para as indústrias, permitindo melhor aproveitamento dos recursos, redução de custos operacionais e aumento da competitividade no mercado. 

Essas práticas fornecem uma abordagem proativa para a manutenção e gestão dos ativos, impulsionando a eficiência operacional das empresas.

Manutenção preditiva e gestão de ativos: O caminho para a eficiência operacional nas indústrias.

A eficiência operacional é um fator crítico para o sucesso das indústrias, e tanto a manutenção preditiva e a gestão de ativos desempenham um papel fundamental nesse cenário.

A ABECOM, além de distribuir componentes e ferramentas de marcas com qualidade mundialmente reconhecida, oferece serviços que visam dar suporte à manutenção preditiva de sua empresa, como as soluções para monitoramento de condição de máquina e serviços de Preditiva.

Somos o único distribuidor SKF a oferecer aos nossos clientes uma Sala de Gestão de Ativos – CGA/REP Center – que permite à nossa equipe de especialistas gerenciar e monitorar seus equipamentos de maneira remota.

Fale conosco e descubra quais outras soluções podemos aplicar para aumentar a eficiência das máquinas e equipamentos em sua empresa.

Bruno Luciano - Abecom

Postagens recentes

MTBF e MTTR: indicadores-chave para excelência na gestão de manutenção.

No contexto da gestão da manutenção industrial, os indicadores de desempenho dos equipamentos e das…

4 dias atrás

O que as falhas de lubrificação em máquinas podem provocar?

Falhas de lubrificação em máquinas são eventos em que os componentes mecânicos de um equipamento…

2 semanas atrás

Manutenibilidade e sua importância na manutenção industrial.

A manutenibilidade ou mantenabilidade se refere à facilidade com que um item pode ser mantido…

1 mês atrás

Manutenção Baseada no Tempo: O que é e como implementar?

Para garantir a confiabilidade, segurança e eficiência operacional dos equipamentos algumas empresas adotam a manutenção…

2 meses atrás

CPMV – Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição: o que é isso?

CPMV (Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição) é um indicador financeiro utilizado na gestão…

2 meses atrás

6 ferramentas e técnicas para análise de falhas + Bônus passo a passo.

A análise de falhas é o processo sistemático de investigação e identificação das causas de…

3 meses atrás