O estroboscópio é uma ferramenta óptica que permite analisar e registrar o movimento contínuo ou periódico de velocidade de um objeto, como se ele estivesse parado. Para isso, utiliza flashes de iluminação para registar um conjunto de imagens discretas que representarão o percurso que o objeto realiza.
Por essa razão, é muito usado como um importante instrumento de manutenção preditiva e inspeções visuais, sobretudo por não ter a necessidade de parar o equipamento.
Se você quer saber um pouco mais sobre como funciona esta ferramenta SKF, antes de comprar uma, confira este artigo.
Feito especialmente por nossos especialistas para falar desta importante ferramenta de monitoramento.
Além disso, conhecerá os quatro modelos da série TKRS dos estroboscópios SKF.
Os Estroboscópios são ferramentas que permitem a observação e avaliação de uma máquina ou componente em movimentos cíclicos. Ou seja, ele registra a velocidade e o percurso de um elemento que esteja em movimento acelerado.
No entanto, consegue captar as imagens e fazer parecer que o componente está parado.
O estroboscópio lança flashes de luz bem curtos e de alta intensidade sobre o equipamento. Assim, permite registar as imagens para posterior observação.
De fato, os flashes de luz programados são gerados para coincidir com a velocidade do componente em operação. Por exemplo: um rolamento montado em um eixo ou em uma caixa de mancal.
Outros componentes como acoplamentos e engrenagens também podem ter sua velocidade medida com ele.
O essa ferramenta SKF produz um efeito óptico que dá às peças móveis a aparência de estarem congeladas no local.
Por isso, é possível realizar a inspeção visual dos equipamentos rotativos para identificar problemas e planejar as ações de manutenção industrial.
A vantagem desta ferramenta para observar componentes em movimento é que ela permite a inspeção com a máquina funcionando. Ou seja, evita paradas no processo produtivo.
O mecanismo do Estroboscópio combina a frequência com que a ferramenta pisca com a velocidade do elemento da máquina.
Em alguns modelos usa-se o laser para detectar a velocidade do equipamento. Além disso, tem uma entrada do disparador integrada para receber sinais de máquinas indicando sua velocidade de rotação.
Em suma, essa ferramenta facilita as inspeções de manutenção para reduzir as falhas e quebras de equipamentos.
Agora, conheça os quatro modelos de Estroboscópio da série TKRS da SKF.
O estroboscópio TKRS 11 é um modelo portátil básico para inspeção visual de máquinas em funcionamento.
O Estroboscópio TKRS 11 tem uma tela grande e um seletor multifuncional com rápida navegação para o menu correto.
Além disso, os níveis de desempenho e brilho são ajustáveis. Isso permite obter o melhor controle para as condições do ambiente industrial.
Com este modelo é possível realizar a operação de forma intuitiva. Assim, o trabalho fica mais rápido e fácil.
Além disso, o seu design robusto e ergonômico facilita o uso portátil. Da mesma forma, também pode-se montá-lo em um tripé para a inspeção parada.
Este modelo dispõe de 3 LEDs ultraclaros com vida útil longa e operação contínua, bem como Display LCD preto e branco. Além disso, é possível realizar uma rápida seleção de velocidade com o botão rotativo.
Este modelo é fornecido em uma maleta de transporte resistente com 3 pilhas AA.
O estroboscópio SKF TKRS 20 e TKRS 21 é outro modelo portátil compacto e fácil de usar.
A série TKRS também tem uma tela grande e um seletor multifuncional para uma rápida navegação.
Da mesma forma que o modelo TKRS 11, os níveis de desempenho e brilho são ajustáveis para obter o melhor controle em diferentes condições no ambiente de fábrica.
Este modelo dispõe de alta luminescência com 7 LEDs ultraclaros, com vida útil longa e operação contínua, bem como o TFT com luz de fundo em multilinhas.
Este modelo também é fornecido em uma maleta de transporte resistente com 3 pilhas AA.
O Estroboscópio TKRS 31 é um modelo compacto e avançado, que é equipado com 6 LEDs ultrabrilhantes e tacômetro a laser com sincronização de flash. Este modelo portátil é aplicado para inspeção visual de máquinas em funcionamento com os seguintes objetivos:
O Estroboscópio TKRS 31 tem uma tela grande e um seletor multifuncional para uma rápida navegação para o menu correto. Além disso, os níveis de desempenho e brilho são ajustáveis permitindo obter o melhor controle para as condições ambientais industriais.
Com este modelo é possível realizar a operação de forma intuitiva tornando o trabalho mais rápido e fácil. Além disso, o seu design robusto e ergonômico foi desenvolvido para dar facilidade para o uso portátil, bem como pode ser montado em tripé para a inspeção parada.
Este modelo dispõe de alta luminescência com 6 LEDs ultraclaros com vida útil longa e operação contínua, bem como o TFT com luz de fundo em multilinhas. Além disso, é possível realizar uma rápida seleção de velocidade com o botão rotativo.
No modo profissional oferece recursos adicionais, tais como: deslocamento de fase em câmera lenta e a entrada e saída de disparador com modificação de sinal.
Este modelo é comercializado em uma maleta de transporte resistente, acompanha 3 pilhas AA, plugue de acionamento e fitas refletivas.
O Estroboscópio TKRS 41 é um modelo de alto desempenho. Além disso, é uma ferramenta resistente e de excelente brilho, sendo de 118 LEDs ultrabrilhantes.
Com este modelo TKRS 41 é possível realizar a operação de forma intuitiva, o que facilita o trabalho. Além disso, o seu design robusto e ergonômico, tamém permite o uso portátil. Da mesma forma, pode-se montar em um tripé para a inspeção parada.
Além disso, este modelo dispõe de luminescência extrema com 118 LEDs ultraclaros.
O uso portátil é possível com bateria recarregável embutida. Entretanto, para operação contínua deve-se utilizar 0 adaptador de alimentação. Além disso, permite a sincronização de flash no tacômetro a laser ou na entrada do disparador.
Para obter a frequência de flash correta e imagens congeladas nítidas foram desenvolvidos controles simples juntamente com a medição a laser integrada. Além disso, a função “Slow” permite usar o recurso de câmera lenta para examinar todas as peças da máquina rotativa.
Este modelo tem duas opções para o modo operacional: padrão e profissional. No modo padrão, é utilizado para tarefas de manutenção geral, sendo de uso rápido e direto.
Já no modo profissional, pode ser usado em aplicações mais complexas, tais como a realização da modificação aprimorada do sinal de entrada para acionar a ferramenta com sinais da máquina.
Este modelo é fornecido em uma maleta de transporte resistente acompanhado de 3 pilhas AA, plugue de acionamento e fitas refletivas.
Portanto, apresentamos os quatro modelos de Estroboscópio portáteis da série TKRS da SKF, bem como explicamos suas principais características e vantagens em sua utilização.
Uso na manutenção preditiva.
A manutenção preditiva visa determinar as condições das máquinas em funcionamento para evitar que as falhas ocorram. Por isso, instrumentos como estetoscópio skf, vibrometro skf e estroboscópios são essenciais para uma boa análise preditiva.
Com eles é possível diagnosticar irregularidades nos componentes. No entanto, é importante utilizar técnicas que garantam uma análise precisa.
Como exemplo, podemos citar 4 principais:
1º – Endoscopia: realiza a visualização interna através de uma sonda introduzida no interior do equipamento ou componente. Esta técnica permite diminuir custos com desmontagem e montagem de máquinas. Além disso, é uma análise não destrutiva.
2º – Holografia: permite uma avaliação mais precisa de defeitos, tais como: trincas, corrosão e porosidade superficiais. Avaliação feita a partir da geração de uma imagem tridimensional, que consegue oferecer profundidade de campo e menores distorções.
3º – Estroboscopia: permite que componentes móveis em alta rotação, sejam focalizados com uma luz incidente oriunda de LEDs. Assim, cada feixe de luz ilumina uma mesma fase do movimento, e cria uma aparência de imobilidade do objeto em vibração. Isso só é possível porque coincide a frequência de iluminação com a do movimento dos sistemas rotativos.
4º – Termografia: permite detectar a radiação infravermelha natural dos corpos com intensidade proporcional a sua temperatura. De fato, é uma técnica de inspeção não invasiva e também não destrutiva.
Aplicações típicas nas indústrias em geral
Esta ferramenta é específica para a medição de velocidade e verificação de defeitos em equipamentos em operação. Sobretudo na gestão de ativos, pois permitem o monitoramento da condição e, consequentemente, reduzir custos da operação.
Além disso, são capazes de detectar alguns erros de manutenção relativos à montagens ou instalações.
Em termos de equipamentos rotativos, podemos apontar as seguintes aplicações típicas dos Estroboscópios portáteis:
1º – Operações de manutenção geral com inspeção da máquina em operação para identificar danos visíveis, como por exemplo:
2º – Na produção de papel para realizar a inspeção da instalação e controle da produção;
3º – Na indústria têxtil para realizar a inspeção da instalação e inspeção de processos de produção do tipo eixos-árvore ou padrões de tecelagem;
4º – Em Equipamento de teste para análise de materiais e componentes durante movimentos rápidos. Tal como análise de comportamento de ressonância.
Prefira os estroboscópios de LED.
Para a visualização do componente rotativo com alto nível de clareza é necessário que os diodos emissores de luz tenham eficiência energética suficiente. Por isso, a preferência pelos LEDs, Light-Emitting Diodes.
De fato, estas ferramentas devem emitir flashes de luz com duração de pulso muito curta, ou seja, em torno de microssegundos.
Além de emitir pulsos rápidos e brilhantes, é preciso que tenha a duração para vários milhões de ciclos, pois a observação ocorre em frequências muito altas.
As vantagens do Estroboscópio de LED estão todas relacionadas com a qualidade do sistema de iluminação. Ou seja, a má qualidade implica em não visibilidade e qualidade pobre da tela.
Além disso, é mais vantajoso, visto que não precisa de manutenção, ou seja, não é necessário trocar a lâmpada.
Esta lâmpada permite realizar medições de rotação sem contato, bem como inspeção de problemas e controle de qualidade em processos de manutenção industrial.
Abecom – Maior distribuidor SKF do Brasil.
A ABECOM é empresa especializada em soluções para manutenção industrial que fornece produtos de alta qualidade, integrados com serviços de preditiva que reduzem os custos através de inovação e engenharia de aplicação.
Se você procura por Estroboscópios SKF, portáteis de LED, para uso em inspeções e monitoramento de condição, fale com um de nossos especialistas.
Se preferir baixe nossos catálogos SKF e veja todas as ferramentas indispensáveis para sua empresa.
Atuamos com componentes industriais e soluções das marcas SKF, Continental, Martin, Sabó, Megadyne, entre outras.
No entanto, mais do que uma distribuidora de rolamentos, somos uma multiespecialista em manutenção industrial, auxiliando para:
Conheça o nosso site para obter mais informações sobre as nossas soluções em contratos de manutenção e monitoramento preditivo. Aproveite para solicitar um orçamento e conversar com um de nossos especialistas.
WCM (World Class Manufacturing) ou Produção de Classe Mundial é uma abordagem estruturada para melhorar…
A cavitação em bombas é o fenômeno em que a pressão do líquido em uma…
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…