Folga C3 em rolamentos é a folga interna levemente maior que a folga normal. A seleção da folga interna de um rolamento deve ser feita com muito cuidado, considerando os ajustes de eixo e alojamento.
Alguns fabricantes recomendam que para operações de acima de 80°C, a folga aplicada deverá ser a classe C3.
Quando o rolamento trabalha com a sua folga interna fora do especificado, uma das consequências é o superaquecimento. Por isso é importante saber calcular a folga interna ideal para seu projeto.
Umas das classes de folga mais importantes é a C3. Se você quer saber um pouco mais sobre ela e porque a folga em rolamentos é importante, confira agora nosso artigo.
O que significa C3 no código dos rolamentos?
Quando surge na especificação do rolamento “folga C3” isso simboliza a primeira categoria de folga maior que a Normal.
Isso significa que o valor máximo desta folga é superior ao valor máximo da classe de folga normal.
Além da C3 há outras classificações de folgas: C1, C2, C4 e C5.
Esta folga se enquadrando ao Grupo 3 da classe de folga ISO.
Estas especificações ocorrem porque o rolamento precisa de uma folga operacional ou uma pré-carga apropriada para um funcionamento satisfatório.
E quando as condições de montagem e funcionamento diferem das normais previstas são necessários rolamentos com folga interna maior ou menor que a Normal.
Já que a Normal é definida como a folga interna inicial adequada aos ajustes de eixo e de mancal realizados em condições normais de montagem e funcionamento.
– O que quer dizer tudo isso?
Se não ficou claro para você então dá uma olhada nos próximos tópicos.
Quais os tipos de folga em rolamentos?
Temos que a folga interna de um rolamento é o espaçamento milimétrico entre as esferas e o anel externo.
Esta que também é ramificada como folga interna axial ou radial.
Caracterizadas pela distância total em que um anel se move em relação ao outro.
- Folga axial: distância milimétrica entre a esfera/rolo e o anel externo do rolamento.
- Folga radial: é a distância deslocamento entre o anel interno do anel externo.
Deve-se ter uma folga interna suficiente para sua operação considerando as perdas por ajuste no eixo, mancal e pela dilatação térmica do calor gerado.
Existem duas classificações de folgas para rolamentos.
Uma classe é definida pela própria ISO e divide as folgas em 5 grupos:
Classificação de folga ISO | Folga interna |
Grupo 2 | < Normal |
Grupo N | Folga Normal |
Grupo 3 | > Normal |
Grupo 4 | > Grupo 3 |
Grupo 5 | > Grupo 4 |
A outra é a designação feita pelos próprios fabricantes.
Eles seguem o mesmo princípio, mas atribuem sufixos de designação a cada categoria de folga interna diferente da Normal.
Veja a tabela abaixo:
Classificação de folga pelo Fabricante | Folga interna |
C1 | < C2 |
C2 | < Normal |
CN | Normal |
C3 | > Normal |
C4 | > C3 |
C5 | > C4 |
Exemplo:
Consideraremos um rolamento rígido de esferas com diâmetro interno de Ø100 mm.
Este apresentará as seguintes características:
Folga radial normal antes da montagem:
- mínima = 0,1 mm
- máxima: 0,135 mm
Redução da folga radial:
- mínima = 0,05 mm
- máxima: 0,07 mm
Folga normal residual admissível após a montagem:
- Normal: 0,05 mm
Estes valores de folgas são encontrados nos catálogos dos fabricantes sendo diferenciados por cada tipo e aplicação do rolamento.
Por que acontece a folga no rolamento?
A folga projetada para o rolamento está diretamente ligada à sua aplicação e a temperatura operacional que o mesmo atingirá. Pois, há uma diferença entre a folga inicial e a folga operacional.
Quando falamos sobre a existência de folga em um rolamento devemos pensar em 3 estágios: folga inicial; folga de montagem; folga operacional.
- Folga Inicial: é a de folga interna de fabricação que o rolamento possui antes de sua montagem.
- Folga de montagem: trata-se da folga que o rolamento apresentará após a montagem nos eixos, mancais ou buchas.
- Folga operacional: refere-se a folga interna considerando o alcance da temperatura operacional estável e dilatações térmicas de emprego do rolamento.
Geralmente os rolamentos são montados com um certo ajuste de interferência de mancal e eixo ocasionando a redução do espaçamento interno.
Outro fator que gera redução de folga é a expansão do anel interno ou compressão do externo.
Há também a pré-carga como outra condicionante que pode ser adotada para emprego do rolamento.
Ela é apropriada para condições de alto grau de rigidez ou controle de posição e quando houver carga externa muito leve ou nenhuma.
Para tais casos aplica-se a pré-carga medida como uma força ou um torque de atrito na montagem.
Isto assegura uma carga mínima de trabalho para o rolamento.
Por isso é tão importante entender as condições de alojamento, arranjo e temperatura de trabalho para designar uma folga interna adequada nos padrões ofertados.
Qual é a importância da folga interna no rolamento?
Entender a importância da folga interna é um grande diferencial de produtividade de seus maquinários.
Realizar um estudo quanto a uma pré-carga ou folga operacional influência diretamente no esforço por atrito, no tamanho da zona de carga e na resistência à fadiga.
Uma folga interna bem definida significa elevar a vida útil do rolamento e reduzir uma série de fatores, como:
- Vibrações internas;
- Ruido
- Fadiga;
- Intertravamento do rolamento;
- Superaquecimento;
- Esforço para rotação de eixos;
Então o correto é ter o rolamento com uma folga operacional levemente positiva. É preciso então assegurar que o seu rolamento tenha uma folga inicial mínima para que ao final de sua montagem o espaçamento final seja igual ou superior que a mínima folga operacional exigida.
Considerando a ocorrência da redução pelos efeitos de montagem e outros fatores.
Para realizar um estudo adequado, considere os seguintes fatores:
- Redução de folga por ajustes;
- Redução de folga pela dilatação térmica no equilíbrio de temperatura entre o eixo, os anéis do rolamento;
- Designar uma folga interna inicial mínima necessária;
- Considerar a redução da folga por outras influências;
- Atenção ao diferencial de folgas inicial, intermediária e final (pré-montagem, pós-montagem e operacional).
Isso permitirá uma escolha apropriada de qual classe de folga utilizar.
Demostraremos alguns exemplos de aplicações na tabela abaixo:
Equipamento: | Necessidade: | Folga selecionada: |
Pequenos motores elétricos | Reduzir vibração e ruído | C2 |
Eixos de trens | Carga elevada ou impacto | C3 |
Eixo de bomba | Bombeio de fluido a temperatura de 80°C | C3 |
Motores de tração de veículos ferroviários | Carga com direção indeterminada, ambos anéis com ajuste apertado | C4 |
Eixo de cilindros de laminadores | Ambos anéis instalados com folga | C2 |
Tabela de folga de rolamentos
Medida Nominal do diâmetro interno do rolamento d |
Folga radial antes da montagem | Redução da folga radial |
Deslocamento axial conicidade 1:12 |
Deslocamento axial conicidade 1:30 |
Mínima folga residual admissível após a montagem |
|||||||||||
Grupo de folga | ||||||||||||||||
maior que mm |
até inclusive mm |
Normal | C3 | C4 | Bucha | Bucha | Grupo de folga | |||||||||
min. mm |
max. mm |
min. mm |
max. mm |
min. mm |
max. mm |
min. mm |
max. mm |
min. mm |
max. mm |
min. mm |
max. mm |
Normal | C3 | C4 | ||
mm | mm | mm | ||||||||||||||
30 | 40 | 0.035 | 0.05 | 0.05 | 0.065 | 0.065 | 0.085 | 0.02 | 0.025 | 0.35 | 0.45 | 0.015 | 0.025 | 0.04 | ||
40 | 50 | 0.045 | 0.06 | 0.06 | 0.08 | 0.08 | 0.1 | 0.025 | 0.03 | 0.45 | 0.5 | 0.02 | 0.03 | 0.05 | ||
50 | 65 | 0.055 | 0.075 | 0.075 | 0.095 | 0.095 | 0.12 | 0.03 | 0.04 | 0.5 | 0.7 | 0.025 | 0.035 | 0.055 | ||
65 | 80 | 0.07 | 0.095 | 0.095 | 0.12 | 0.12 | 0.15 | 0.04 | 0.05 | 0.7 | 0.85 | 0.025 | 0.04 | 0.07 | ||
80 | 100 | 0.08 | 0.11 | 0.11 | 0.14 | 0.14 | 0.18 | 0.045 | 0.06 | 0.75 | 1 | 1.8 | 2.4 | 0.035 | 0.05 | 0.08 |
100 | 120 | 0.1 | 0.135 | 0.135 | 0.17 | 0.17 | 0.22 | 0.05 | 0.07 | 0.8 | 1.2 | 2 | 2.8 | 0.05 | 0.065 | 0.1 |
120 | 140 | 0.12 | 0.16 | 0.16 | 0.2 | 0.2 | 0.26 | 0.065 | 0.09 | 1.2 | 1.5 | 2.8 | 3.6 | 0.055 | 0.08 | 0.11 |
140 | 160 | 0.13 | 0.18 | 0.18 | 0.23 | 0.23 | 0.3 | 0.075 | 0.1 | 1.3 | 1.7 | 3.1 | 4.2 | 0.055 | 0.09 | 0.13 |
160 | 180 | 0.14 | 0.2 | 0.2 | 0.26 | 0.26 | 0.34 | 0.08 | 0.11 | 1.4 | 1.9 | 3.3 | 4.6 | 0.06 | 0.1 | 0.15 |
180 | 200 | 0.16 | 0.22 | 0.22 | 0.29 | 0.29 | 0.37 | 0.09 | 0.13 | 1.5 | 2.2 | 3.6 | 5 | 0.07 | 0.1 | 0.16 |
200 | 225 | 0.18 | 0.25 | 0.25 | 0.32 | 0.32 | 0.41 | 0.1 | 0.14 | 1.7 | 2.4 | 4.2 | 5.7 | 0.08 | 0.12 | 0.18 |
225 | 250 | 0.2 | 0.27 | 0.27 | 0.35 | 0.35 | 0.45 | 0.11 | 0.15 | 1.8 | 2.6 | 4.6 | 6.2 | 0.09 | 0.13 | 0.2 |
250 | 280 | 0.22 | 0.3 | 0.3 | 0.39 | 0.39 | 0.49 | 0.12 | 0.17 | 2 | 2.9 | 4.8 | 6.9 | 0.1 | 0.14 | 0.22 |
280 | 315 | 0.24 | 0.33 | 0.33 | 0.43 | 0.43 | 0.54 | 0.13 | 0.19 | 2.2 | 3.2 | 5.2 | 7.7 | 0.11 | 0.15 | 0.24 |
315 | 355 | 0.27 | 0.36 | 0.36 | 0.47 | 0.47 | 0.59 | 0.15 | 0.21 | 2.6 | 3.6 | 6.2 | 8.4 | 0.12 | 0.17 | 0.26 |
355 | 400 | 0.3 | 0.4 | 0.4 | 0.52 | 0.52 | 0.65 | 0.17 | 0.23 | 2.9 | 3.9 | 6.8 | 9.2 | 0.13 | 0.19 | 0.29 |
400 | 450 | 0.33 | 0.44 | 0.44 | 0.57 | 0.57 | 0.72 | 0.2 | 0.26 | 3.4 | 4.4 | 8 | 10.4 | 0.13 | 0.2 | 0.31 |
450 | 500 | 0.37 | 0.49 | 0.49 | 0.63 | 0.63 | 0.79 | 0.21 | 0.28 | 3.6 | 4.8 | 8.4 | 11.2 | 0.16 | 0.23 | 0.35 |
500 | 560 | 0.41 | 0.54 | 0.54 | 0.68 | 0.68 | 0.87 | 0.24 | 0.32 | 4.1 | 5.4 | 9.6 | 12.8 | 0.17 | 0.25 | 0.36 |
560 | 630 | 0.46 | 0.6 | 0.6 | 0.76 | 0.76 | 0.98 | 0.26 | 0.35 | 4.4 | 5.9 | 10.4 | 14 | 0.2 | 0.29 | 0.41 |
630 | 710 | 0.51 | 0.67 | 0.67 | 0.85 | 0.85 | 1.09 | 0.3 | 0.4 | 5.1 | 6.8 | 12 | 16 | 0.21 | 0.31 | 0.45 |
710 | 800 | 0.57 | 0.75 | 0.75 | 0.96 | 0.96 | 1.22 | 0.34 | 0.45 | 5.8 | 7.6 | 13.6 | 18 | 0.23 | 0.35 | 0.51 |
800 | 900 | 0.64 | 0.84 | 0.84 | 1.07 | 1.07 | 1.37 | 0.37 | 0.5 | 6.3 | 8.5 | 14.8 | 20 | 0.27 | 0.39 | 0.57 |
900 | 1000 | 0.71 | 0.93 | 0.93 | 1.19 | 1.19 | 1.52 | 0.41 | 0.55 | 7 | 9.4 | 16.4 | 22 | 0.3 | 0.43 | 0.64 |
1000 | 1120 | 0.78 | 1.02 | 1.02 | 1.3 | 1.3 | 1.65 | 0.45 | 0.6 | 7.6 | 10.2 | 18 | 24 | 0.32 | 0.48 | 0.7 |
1120 | 1250 | 0.86 | 1.12 | 1.12 | 1.42 | 1.42 | 1.8 | 0.49 | 0.65 | 8.3 | 11 | 19.6 | 26 | 0.34 | 0.54 | 0.77 |
OBS: Os valores de redução de folga somente são válidos para eixos maciços de aço e para eixos ocos, cujo furo não seja maior do que a a metade do diâmetro do eixo. | Eng. de Aplicação |
Respostas de 4
assunto muito bom.
Olá Josivaldo
Agradecemos pelo seu comentário e esperamos que continue acompanhando o blog.
Estamos sempre a disposição para o que precisar. Conte conosco!
Geralmente os fabricantes de motores, indica na placa qual rolamento usar naquele respectivo motor… o rolamento correto seria tendo em consideração a situação de trabalho?
Porque tenho um motor 60cv cujo de uma bomba que trabalha em um ambiente de 11°C e bombeando o fluido h2o com temperatura de 1,0 °C. Seria necessário usar o rolamento C3?
Como citado no texto “Alguns fabricantes recomendam que para operações de acima de 80°C, a folga aplicada deverá ser a classe C3.”
Neste caso, se os rolamentos estão tendo baixa vida útil, seria interessante olhar para o lubrificante.