A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A depender de sua composição, possui propriedades específicas para uso em aplicações extremas.
Sabia que não há uma norma que padroniza a cor da graxa?
Os fabricantes de lubrificantes industriais tingem suas graxas com cores diferentes para ser mais fácil identificá-las. Ou seja, uma graxa azul para rolamentos pode conter substâncias e servir para finalidades diferentes, a depender de seu fabricante.
Por isso, vamos falar hoje da graxa azul para rolamentos mais procurada na internet!
É uma graxa à base de óleo mineral, de alta qualidade, tingida de azul, que usa um moderno espessante de poliureia (diureia), que a torna adequada para aplicações em altas temperaturas.
A graxa azul é um lubrificante versátil e amplamente utilizado em várias aplicações industriais e automotivas. É adequada para motores elétricos e rolamentos para altas temperaturas. Mas, a temperatura do rolamento deve atingir no máximo 150 °C durante o trabalho.
Embora a graxa azul para rolamentos seja tipicamente para uso em condições e altas temperaturas, ela possui funções de lubrificação importantes. Por exemplo:
Principais aplicação da graxa azul:
Vantagens da graxa cor azul
A cor azul é geralmente um indicador visual que ajuda a identificar o tipo de graxa e suas propriedades específicas. Embora a cor não determine a composição química, ela é frequentemente associada a certas formulações que oferecem certas características:
Com o intuito de garantir o funcionamento suave e eficiente de um rolamento, a graxa azul para rolamentos tem características especiais, como:
Além disso, quando comparada com graxas convencionais, a graxa azul para rolamentos reduz o potencial de sobrecarregá-lo, o risco de contaminação no processo ou de até pegar fogo. Isso porque, a graxa quando fica velha, pode carbonizar em altas temperaturas e bloquear os rolamentos.
Sendo assim, é indicado usar a graxa azul de alta temperatura porque ela foi desenvolvida especificamente para atender as condições de trabalho em temperaturas até 150 °C.
A graxa comum envelhece rapidamente em altas temperaturas. Isso resulta em maior frequência de relubrificação. Além de ser demorado e caro, o operador pode esquecer ou até mesmo negligenciar a aplicação do lubrificante.
Como resultado, muitos técnicos optam por aumentar o volume de graxa na lubrificação do componente. No entanto, o excesso de graxa não resolve o problema. Pelo contrário, pode aumentar o risco de contaminação no processo e até pegar fogo em altas temperaturas.
Por esse razão, fabricantes de lubrificantes, como a SKF, desenvolveram a graxa azul de alta temperatura.
A graxa de lítio azul é um tipo de lubrificante que utiliza sabão de lítio como agente espessante. A base de lítio é uma das mais comuns em graxas devido à sua versatilidade e desempenho superior em várias condições operacionais.
A graxa de lítio azul é usada principalmente para lubrificar componentes mecânicos que operam sob condições de alta carga e temperatura. Sua formulação permite que ela forneça uma camada protetora que reduz o atrito e o desgaste entre as superfícies metálicas em contato. Além disso, a graxa de lítio azul ajuda a proteger contra a corrosão e a contaminação por água e poeira.
A graxa azul para alta temperatura SKF LGHP 2 é a graxa com o melhor custo benefício do mercado.
É utilizada, por exemplo, em rolamentos de motores elétricos, de ventiladores em altas velocidades e em rolamentos rígidos de esferas que trabalhem em altas velocidades e temperaturas.
Aplicações típicas:
O que a cor da graxa pode indicar?
A cor da graxa pode indicar se ela está se deteriorando ou se ela se misturou acidentalmente com outras substâncias, pois ambos alteram sua tonalidade ou coloração.
As cores naturais das graxas são: branca, âmbar, marrom ou preta, a depender das substâncias utilizadas.
Graxas contendo bissulfeto de molibdênio, grafite ou óleo básico asfáltico, por exemplo, ficam pretas depois de prontas.
Portanto, a cor da graxa não deve ser o critério de escolha de lubrificantes de alta performance.
É comum os fabricantes usarem as cores para distinguir o tipo de graxa. A graxa branca por exemplo, é indicativa de graxa de grau alimentício, ou seja, para lubrificação de máquinas em fábricas de processamento, engarrafamento e embalagem de alimentos.
Porém, não há regras definitivas para os sistemas de codificação de cores da graxa.
Procurando graxa azul rolamento? Compre de quem entende de Lubrificação!
A ABECOM é uma empresa especializada em manutenção industrial e maior distribuidora SKF no Brasil. Além disso, também distribuímos lubrificantes da marca ROCOL.
Nossa experiência em componentes e sistemas rotativos, nos permite auxiliar nossos clientes na escolha dos melhores produtos e acessórios para sua empresa.
Não somente isso, somos especialistas em serviços de preditiva para aumentar a disponibilidade dos equipamentos e reduzir seus custos de produção.
Fale com um de nossos especialistas e tenha um atendimento completo em lubrificação industrial. Conte com a ABECOM para ser sua parceira.
Mais que uma distribuidora de rolamentos, somos multiespecialistas em manutenção industrial.
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…
Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…
Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…
O estoque é um fator que pode ser crucial no planejamento estratégico de qualquer indústria.…