Treinamento

Graxa branca para que serve? Onde usar esse lubrificante?

A graxa branca é um tipo de lubrificante muito utilizado em diversos segmentos industriais. E não é a toa, ela possui propriedades específicas para uso em aplicações extremas. Sabia que ela é a graxa para rolamentos mais procurada na internet? Todos os meses, mais de 6 mil pesquisas são feitas com o termo “Graxa branca”.

Um das principais razões é que muitos querem saber para que serve e quais as aplicações deste lubrificante.

Por isso, vamos falar hoje da graxa mais procurada na internet!

O que é graxa branca?

Graxa branca é um lubrificante semissólido (pastoso) a base de óleos minerais, sabão de lítio, aditivos anticorrosivos e agentes de adesividade.

É famosa por conter alta consistência e lubricidade elevada (escorregadia). Além disso, ela oferece ótimo desempenho na lubrificação de componentes. Como resultado, possui uma ótima aderência nas superfícies aplicadas e mantém por mais tempo a película de lubrificação.

Entretanto, além de lubrificar, a graxa branca de lítio é ótima contra a oxidação natural. Ou seja, mantém por mais tempo suas características e propriedades.

É importante observar que, embora muitos usuários escolham a graxa pela cor (assim como pelo tato e pelo odor), a aparência não tem impacto real no serviço ou na qualidade das graxas.

O importante é escolher o tipo de graxa pela estabilidade mecânica, capacidade de carga, estabilidade do oxigênio, resistência à água e vida útil à temperatura.

Então, a cor da graxa pode ser consequência apenas dos aditivos em sua composição ou, até mesmo, uma maneira que os fabricantes escolhem para diferenciar seus produtos.

O que a cor branca pode significar na graxa?

A graxa branca em especial indica grau de lubrificante alimentício. Ou seja, seu uso pode ser para a lubrificação de máquinas em fábricas de processamento, engarrafamento e embalagem de alimentos.

Os lubrificantes alimentícios devem ser homologados e certificados por entidades internacionais. Na sua fórmula são utilizados apenas ingredientes aprovados pela FDA* e autorizados pela NSF** para a categoria de serviço H1***.

* FDA – Food and Drug Administration (EUA)

** NSF – National Sanitation Foundation (EUA)

*** H1 – Contato incidental com alimentos.

No entanto, não existe graxa branca somente para uso em equipamentos alimentícios. É um grande polivalente, utilizado nas indústrias automotiva e naval para lubrificação de cargas leves e médias. É resistente ao calor, água e sal e oferece excelente proteção contra corrosão e ferrugem.

Na indústria automotiva, por exemplo, pode ser usada na lubrificação de capôs, portas, dobradiças, interior de para-lamas, fechaduras e entre outros.

O uso desta graxa também é adequado para motocicletas, tratores, caminhões e máquinas no geral.

Graxa branca para altas temperaturas

Como uma das suas principais propriedades é a excelente resistência ao calor, ela é muito utilizada em aplicações de alta temperatura.

Sobretudo a graxa branca é feita pela mistura de um sabão à base de lítio com um óleo. Este tipo de graxa de lítio adere muito bem a objetos de metal. Demonstra excelente lubrificação sob cargas pesadas e não é corrosivo.

Além disso, sua excelente estabilidade de temperatura faz a sua escolha ser muito popular na indústria automotiva. Assim, a graxa de lítio é o lubrificante ideal para juntas homocinéticas em automóveis. Por sua resistência ao calor, tolerância de carga pesada e economia.

Graxa para rolamentos de temperatura extrema e condições extremas

Antes de tudo, para rolamentos de alta temperatura extrema, em especial, é preciso usar uma graxa que tenha a capacidade suportar as condições de trabalho.

Neste caso, é indicado o uso de uma graxa com base em óleo fluorado sintético que usa um espessador de PTFE (Teflon). Ela é adequada especialmente em aplicações em temperaturas extremamente altas de 200 °C (390 °F) até 260 °C (500 °F).

Essa é uma graxa branca em tom de creme. Possui vida útil longa em ambientes agressivos, como áreas muito reativas com a presença de oxigênio e hexano gasosos de alta pureza. Também possui excelente resistência à oxidação, boa resistência contra a corrosão, resistência à água e ao vapor.

Essa é a graxa SKF LGET 2, disponível em seringas de 50g ou lata de 1 kg.

Alicações típicas

  • Rodas de carrinhos de fornos,
  • Rolos de carga em fotocopiadoras,
  • Secadores têxteis,
  • Tênders para estiramento de películas,
  • Motores elétricos em operação em temperaturas extremas,
  • Ventiladores de ar quente/emergência,
  • Bombas de vácuo.

ROCOL SAPPHIRE HI-TEMP 2

ROCOL SAPPHIRE HI-TEMP é uma graxa foodgrade, semitranslúcida e totalmente isenta de óleos minerais.

Além disso, contém aditivos para proteção anticorrosiva (PTFE), antioxidantes e aditivos antidesgaste.

Especialmente desenvolvida para lubrificação em alta temperatura. Ideal como graxa de vedação na montagem de retentores e vedações, lubrificante de plásticos e borrachas em geral.

Devido a sua formulação, a graxa branca ROCOL SAPPHIRE HI-TEMP 2 está conforme com os padrões da FDA americana, classificação NSF H1.

Ou seja, também para uso em equipamentos alimentícios.

Ferramenta para aplicação de Graxa

Ferramentas para aplicação de graxa são importantes para garantir que ela seja aplicada no local certo e na quantidade correta. Além disso, evitam a contaminação durante a aplicação.

Para isso, o uso de Engraxadeiras ou pistolas de aplicação de Graxa são indispensáveis. Elas facilitam o trabalho, evita desperdício e garantem a lubrificação correta.

Procurando por graxa branca? Compre de quem entende de Lubrificação!

A ABECOM é uma empresa especializada em manutenção industrial e maior distribuidor SKF no Brasil. Além disso, também distribuímos lubrificantes da marca ROCOL.

Nossa experiência em componentes e sistemas rotativos, nos permite auxiliar nossos clientes na escolha dos melhores produtos e acessórios para sua empresa.

Não somente isso, somos especialistas em serviços de preditiva para aumentar a disponibilidade dos equipamentos e reduzir seus custos de produção.

Fale com um de nossos especialistas e tenha um atendimento completo em lubrificação industrial. Conte com a ABECOM para ser sua parceira.

Mais que uma distribuidora de rolamentos, somos multiespecialistas em manutenção industrial.

Bruno Luciano - Abecom

Postagens recentes

MTBF e MTTR: indicadores-chave para excelência na gestão de manutenção.

No contexto da gestão da manutenção industrial, os indicadores de desempenho dos equipamentos e das…

4 dias atrás

O que as falhas de lubrificação em máquinas podem provocar?

Falhas de lubrificação em máquinas são eventos em que os componentes mecânicos de um equipamento…

2 semanas atrás

Manutenibilidade e sua importância na manutenção industrial.

A manutenibilidade ou mantenabilidade se refere à facilidade com que um item pode ser mantido…

1 mês atrás

Manutenção Baseada no Tempo: O que é e como implementar?

Para garantir a confiabilidade, segurança e eficiência operacional dos equipamentos algumas empresas adotam a manutenção…

2 meses atrás

CPMV – Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição: o que é isso?

CPMV (Custo de Manutenção sobre Valor de Reposição) é um indicador financeiro utilizado na gestão…

2 meses atrás

6 ferramentas e técnicas para análise de falhas + Bônus passo a passo.

A análise de falhas é o processo sistemático de investigação e identificação das causas de…

3 meses atrás