Rolamentos são componentes que apresentam certos limites de velocidade na rotação. Se forem submetidos à velocidades além dos seus limites, sofrerão consequências com o aumento de temperatura interna. Como resultado, o rolamento vai superaquecer, deteriorar o lubrificante e perder sua vida útil.
Por esse motivo, é importante conhecer os limites de velocidade de rotação em um rolamento e saber porque ela é importante.
Confira nosso artigo e entenda mais sobre o assunto.
O que você verá neste artigo:
O limite de velocidade em rolamentos é a máxima rotação admissível de modo que não prejudique o desempenho dos rolamentos em operação contínua.
A alta rotação do rolamento pode gerar em intertravamento por aquecimento ou calor acima do limite.
Isso prejudica a vida útil do rolamento.
Sabemos que todo dispositivo mecânico possui condições mínimas e máximas de trabalho para ter um bom desempenho e maior vida útil.
Por isso é que devemos avaliar variáveis como: forças atuantes, vibrações, temperatura operacional, rotações por minuto, forma, período e tipo de lubrificação, alinhamento, entre outros.
Para os rolamentos, não é diferente!
O limite de rotação (rpm) também está diretamente relacionado às especificações de cada tipo de rolamento, sendo elas:
O mais comum é determinar o limite de velocidade considerando a temperatura operacional que o rolamento alcança.
Contudo, há duas classes de limites: velocidade de referência e velocidade-limite.
A velocidade de referência reflete um estudo a partir de condições operacionais de resfriamento e aquecimento do rolamento, padronizadas pela ISO 15312.
Já a velocidade-limite é obtido a partir de testes feitos no rolamento observando a rotação que atinge o limite mecânico.
Esta então é a velocidade máxima válida para uso de um rolamento padrão.
Não é recomendado exceder essa velocidade a menos que haja uma adaptação do projeto e aplicação.
Geralmente os fabricantes mostram estes valores em seus catálogos de rolamentos.
Ambas classificações retratam velocidades limites de prudência e não de proibição.
Mas atingir qualquer uma das duas exigirá uma reavaliação mais profunda das condições operacionais do rolamento.
Olhando o título você logo pensa: “Isso é fácil, quanto maior a velocidade de giro do rolamento maior será a temperatura.”
Este pensamento está correto, em parte.
A questão é que o fator temperatura e o limite de velocidade possuem interdependências com outras características do rolamento.
Tais como: tamanho, cargas e condições de lubrificação.
Elas influenciam no desempenho do rolamento e também de todo o conjunto mecânico (eixo rotativo, mancal, engrenagens acopladas ao eixo, entre outros).
Isso porque a temperatura operacional é o equilíbrio térmico entre os elementos adjacentes e a atmosfera. Cria, então, um equilíbrio térmico entre o calor dissipado, calor da aplicação e o calor do rolamento.
Só se resolve a interdependência com uma análise mais interativa, fazer um projeto ideal de arranjo e componentes mais apropriados à aplicação.
Considerando as variáveis:
A ISO 15312 é o padrão que remete a velocidade de referência definindo a classificação de velocidade térmica para rolamentos lubrificados por banho de óleo.
Ela também mostra os cálculos para a determinação deste parâmetro.
O aquecimento do conjunto de montagem padrão é gerado pelo rolamento.
Então a temperatura permitida determinará a velocidade máxima operacional.
A ISO 15312 não inclui os rolamentos axiais porque eles não permitem a aplicação dos padrões de velocidade térmica por terem o efeito cinemático.
A velocidade de referência ISO se faz válida apenas para rolamentos abertos trabalhando nas seguintes condições:
A velocidade de referência é um valor prudente de rotação.
Para o rolamento trabalhar nesta rotação mesmo precisa ser submetido a novas análises profundas das condições operacionais.
Sobretudo reavaliar os sistemas de:
Outra coisa importante é a escolha correta do tipo de lubrificante e o método de lubrificação.
É preciso ter muita atenção, pois há lubrificantes especialmente desenvolvidos para altas rotações e temperaturas.
Os valores de limites de velocidade são adquiridos de forma empírica a cada tipo de rolamento.
Por causa disso os fabricantes já realizam estudos e mostram estes valores. Facilitando nossas vidas.
Isto te permite avaliar e estudar qual o rolamento ideal para você usar em seu projeto.
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