Rolamentos e Acessórios

O que é mancal bipartido e quais as suas vantagens?

O mancal bipartido é um tipo de mancal dividido em duas partes separáveis, a base e a tampa. Eles são bipartidos horizontalmente, na mesma direção em que são fixos nas máquinas.

O mancal bipartido facilita a manutenção de seu rolamento, pois são fáceis de desmontar. Veja a seguir as principais vantagens em adquirir este tipo de mancal e alguns dos modelos disponíveis.

O que é mancal bipartido?

O mancal bipartido é um suporte para os rolamentos que tem uma estrutura repartida ao meio. Sua principal característica é a facilidade para a montagem do rolamento. Além disso, também pode acomodar as folgas causadas pelo desgaste.

Os mancais bipartidos estão sujeitos principalmente a cargas radiais. Por esse motivo, os rolamentos autocompensadores (de rolos e de esferas) são os mais usados nesse tipo de mancal. Tanto os de furos cilíndricos quanto os de furos cônicos.

Qual a vantagem do mancal bipartido?

A grande vantagem do mancal bipartido é  que ele proporciona redução dos custos de manutenção.

Seu uso também reduz o tempo necessário para manutenção do equipamento ou trocar os rolamentos. Ou seja, libera o pessoal e recursos, e permite maior foco em outras tarefas importantes.

Montagem de mancal bipartido e rolamento

A montagem do mancal é simples. Embora existam algumas diferenças construtivas que variam com o fabricante e o modelo, de modo geral as etapas são:

  1. Remoção da tampa do mancal;
  2. Fixação da base do mancal na máquina;
  3. Colocação do rolamento no eixo com elementos acessórios como buchas ou arruelas de fixação, se for o caso;
  4. Fixação da tampa do mancal na base da caixa do mancal bipartido.

A instalação pode ser ainda mais fácil se utilizar um rolamento bipartido. Nesse caso, o rolamento pode ser instalado sem passar pelas extremidades do eixo. Ideal para situações em que o mancal fica em locais de difícil acesso na máquina.

Mancais bipartidos SKF

Os mancais SKF são modulares. Ou seja, dá liberdade para a escolha dos componentes em sua montagem. Eles podem receber rolamentos autocompensadores de esferas, autocompensadores de rolos, e rolamentos de rolos toroidais CARB.

Os mancais bipartidos SKF podem montar diretamente em eixos ou através de buchas adaptadoras.

Há diversas opções de vedação disponíveis para eles, que são:

  • De lábio;
  • Radial de eixo;
  • De anel V;
  • Feltro;
  • Labirinto;
  • Taconita;
  • Múltipla.

Os sistemas de lubrificação podem receber graxa ou óleo. Nos mancais lubrificados a óleo, há disponibilidade para uso dos sistemas de lubrificação automática e circulante.

Mancais bipartidos SKF SNL, SE e SNSL

Essa caixa de mancal tem um desenho simples, composta por tampa e base, onde se encontram dois furos para sua fixação.

A série SNL é mais popular entre as caixas de mancais bipartidos da SKF. Possui duas variações: as caixas de mancal bipartido SE e SNLN.

As caixas de mancal SE são intercambiáveis com as caixas SNL até o número 515-612. Elas têm um design similar, entretanto, possuem resistência mecânica maior que as caixas SNL.

As caixas de mancal SNLN são variações das caixas SNL produzidas para rolamentos das séries 30 e 40.

Mancal bipartido SKF SED 30, 31 32 e 39

Essas caixas de mancal são bastante robustas, ideais para eixos de diâmetros grandes. Elas são compostas por duas tampas bipartidas e uma base, onde há oito furos para a fixação por parafusos.

Mancal bipartido SKF SONL

As caixas de mancal SONL são ideais para aplicações em que os rolamentos são submetidos a altas temperaturas e velocidades.

Possuem um coletor de óleo em sua base para o resfriamento do rolamento. Quando a temperatura operacional exigir, este mancal pode utilizar tubos de resfriamento auxiliares.

Mancais bipartidos SKF SAF/SAW e SDAF

Essas caixas de mancal apresentam dimensões em polegadas. A tampa e base são fixas com dois ou quatro parafusos.

Os mancais bipartidos SDAF são mais robustos. Para aplicações em que os rolamentos estão sujeitos às altas cargas e cargas de choque.

Mancal bipartido SKF Cooper

Esse mancal é parte da unidade bipartida SKF Cooper, e é usado com os rolamentos bipartidos Cooper. Esse conjunto bipartido é usado em locais de difícil acesso, pois com ele não há necessidade de desmontagem do eixo.

Mancal bipartido Timken

Estes mancais são de ferro fundido comum ou ferro fundido nodular, com base parafusada e tampa superior. O desenho bipartido desta forma facilita e agiliza a troca dos rolamentos.

A vedação comum a todos os modelos é do tipo labirinto, mas cada modelo conta com algumas vedações exclusivas.

Mancais bipartidos Timken SAF/SDAF

Este mancal é ideal para aplicações na indústria pesada, com altas cargas. O tipo de rolamento usado com ele é o autocompensador de rolos.

A diferença entre os modelos é que o mancal SDAF é usado em aplicações de cargas extremamente pesadas. Ambos modelos possuem vedação disponível em taconita,

Mancal bipartido Timken SNT

O design é similar aos da linha SAF/SDAF, mas conta com outras opções de vedação, como o retentor de lábio duplo.

As séries 3000 e 3100 são projetadas para eixos maiores, e este modelo pode ser usado em eixos de 20 a 300 mm.

Mancais bipartidos Timken CRB, SNQ / SAFQ

Os modelos CRB são fáceis de instalar e permitem manutenção rápida. Eles são projetados para trabalhar com rolamentos de rolos cilíndricos.

Os modelos SNQ, SAFQ reduzem drasticamente o tempo de manutenção. Sua base desliza sob o eixo, assim elimina a necessidade de levantá-lo para fazer a manutenção.

Mancal bipartido FRM

Os mancais bipartidos FRM também são fixos por parafusos numa base na posição horizontal. Eles possuem tampas laterais inteiriças e estão disponíveis em 2 modelos.

Mancal bipartido FRM SBP/SBM

Estes são os modelos mais simples de mancais bipartidos da FRM, e aliam a facilidade de montagem com a rigidez de sua estrutura.

Mancal bipartido FRM SONL/SOFN

Esses mancais FRM são projetados para trabalhar em condições adversas, sob altas cargas, temperaturas e velocidades. Eles suportam carga na direção perpendicular à base.

Os modelos dessas duas linhas são intercambiáveis, com a diferença que o da linha SONL não vem com as tampas laterais inteiriças.

Mancal bipartido para manutenção industrial é na Abecom

A Abecom é especialista em soluções para manutenção industrial. Somos o maior distribuidor SKF do Brasil, e trabalhamos com outras marcas de excelente qualidade como Timken e FMR.

Dispomos de unidades de rolamento que vão aumentar a produtividade de sua empresa. Temos mancais e rolamentos bipartidos de diversos modelos e condições de operação.

Nosso time de especialistas está pronto para te atender. Entre em contato conosco agora e saiba mais sobre nossas soluções!

Bruno Luciano - Abecom

Postagens recentes

Árvore de Falhas: Entenda por que fazer? Quais os benefícios para a manutenção de suas máquinas?

A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…

1 dia atrás

Graxa azul para rolamentos: para que serve?

A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…

3 semanas atrás

Entenda os perigos do desalinhamento em componentes rotativos de máquinas e equipamentos.

O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…

3 semanas atrás

Plano de lubrificação de máquinas: por que ele é importante?

Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…

1 mês atrás

Relatório de Manutenção: confira 12 tipos essenciais para a gestão de seus equipamentos.

Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…

1 mês atrás

9 erros de lubrificação que impactam nos seus custos.

Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…

2 meses atrás