O mancal bipartido é um tipo de mancal dividido em duas partes separáveis, a base e a tampa. Eles são bipartidos horizontalmente, na mesma direção em que são fixos nas máquinas.
O mancal bipartido facilita a manutenção de seu rolamento, pois são fáceis de desmontar. Veja a seguir as principais vantagens em adquirir este tipo de mancal e alguns dos modelos disponíveis.
O mancal bipartido é um suporte para os rolamentos que tem uma estrutura repartida ao meio. Sua principal característica é a facilidade para a montagem do rolamento. Além disso, também pode acomodar as folgas causadas pelo desgaste.
Os mancais bipartidos estão sujeitos principalmente a cargas radiais. Por esse motivo, os rolamentos autocompensadores (de rolos e de esferas) são os mais usados nesse tipo de mancal. Tanto os de furos cilíndricos quanto os de furos cônicos.
A grande vantagem do mancal bipartido é que ele proporciona redução dos custos de manutenção.
Seu uso também reduz o tempo necessário para manutenção do equipamento ou trocar os rolamentos. Ou seja, libera o pessoal e recursos, e permite maior foco em outras tarefas importantes.
A montagem do mancal é simples. Embora existam algumas diferenças construtivas que variam com o fabricante e o modelo, de modo geral as etapas são:
A instalação pode ser ainda mais fácil se utilizar um rolamento bipartido. Nesse caso, o rolamento pode ser instalado sem passar pelas extremidades do eixo. Ideal para situações em que o mancal fica em locais de difícil acesso na máquina.
Os mancais SKF são modulares. Ou seja, dá liberdade para a escolha dos componentes em sua montagem. Eles podem receber rolamentos autocompensadores de esferas, autocompensadores de rolos, e rolamentos de rolos toroidais CARB.
Os mancais bipartidos SKF podem montar diretamente em eixos ou através de buchas adaptadoras.
Há diversas opções de vedação disponíveis para eles, que são:
Os sistemas de lubrificação podem receber graxa ou óleo. Nos mancais lubrificados a óleo, há disponibilidade para uso dos sistemas de lubrificação automática e circulante.
Essa caixa de mancal tem um desenho simples, composta por tampa e base, onde se encontram dois furos para sua fixação.
A série SNL é mais popular entre as caixas de mancais bipartidos da SKF. Possui duas variações: as caixas de mancal bipartido SE e SNLN.
As caixas de mancal SE são intercambiáveis com as caixas SNL até o número 515-612. Elas têm um design similar, entretanto, possuem resistência mecânica maior que as caixas SNL.
As caixas de mancal SNLN são variações das caixas SNL produzidas para rolamentos das séries 30 e 40.
Essas caixas de mancal são bastante robustas, ideais para eixos de diâmetros grandes. Elas são compostas por duas tampas bipartidas e uma base, onde há oito furos para a fixação por parafusos.
As caixas de mancal SONL são ideais para aplicações em que os rolamentos são submetidos a altas temperaturas e velocidades.
Possuem um coletor de óleo em sua base para o resfriamento do rolamento. Quando a temperatura operacional exigir, este mancal pode utilizar tubos de resfriamento auxiliares.
Essas caixas de mancal apresentam dimensões em polegadas. A tampa e base são fixas com dois ou quatro parafusos.
Os mancais bipartidos SDAF são mais robustos. Para aplicações em que os rolamentos estão sujeitos às altas cargas e cargas de choque.
Esse mancal é parte da unidade bipartida SKF Cooper, e é usado com os rolamentos bipartidos Cooper. Esse conjunto bipartido é usado em locais de difícil acesso, pois com ele não há necessidade de desmontagem do eixo.
Estes mancais são de ferro fundido comum ou ferro fundido nodular, com base parafusada e tampa superior. O desenho bipartido desta forma facilita e agiliza a troca dos rolamentos.
A vedação comum a todos os modelos é do tipo labirinto, mas cada modelo conta com algumas vedações exclusivas.
Este mancal é ideal para aplicações na indústria pesada, com altas cargas. O tipo de rolamento usado com ele é o autocompensador de rolos.
A diferença entre os modelos é que o mancal SDAF é usado em aplicações de cargas extremamente pesadas. Ambos modelos possuem vedação disponível em taconita,
O design é similar aos da linha SAF/SDAF, mas conta com outras opções de vedação, como o retentor de lábio duplo.
As séries 3000 e 3100 são projetadas para eixos maiores, e este modelo pode ser usado em eixos de 20 a 300 mm.
Os modelos CRB são fáceis de instalar e permitem manutenção rápida. Eles são projetados para trabalhar com rolamentos de rolos cilíndricos.
Os modelos SNQ, SAFQ reduzem drasticamente o tempo de manutenção. Sua base desliza sob o eixo, assim elimina a necessidade de levantá-lo para fazer a manutenção.
Os mancais bipartidos FRM também são fixos por parafusos numa base na posição horizontal. Eles possuem tampas laterais inteiriças e estão disponíveis em 2 modelos.
Estes são os modelos mais simples de mancais bipartidos da FRM, e aliam a facilidade de montagem com a rigidez de sua estrutura.
Esses mancais FRM são projetados para trabalhar em condições adversas, sob altas cargas, temperaturas e velocidades. Eles suportam carga na direção perpendicular à base.
Os modelos dessas duas linhas são intercambiáveis, com a diferença que o da linha SONL não vem com as tampas laterais inteiriças.
A Abecom é especialista em soluções para manutenção industrial. Somos o maior distribuidor SKF do Brasil, e trabalhamos com outras marcas de excelente qualidade como Timken e FMR.
Dispomos de unidades de rolamento que vão aumentar a produtividade de sua empresa. Temos mancais e rolamentos bipartidos de diversos modelos e condições de operação.
Nosso time de especialistas está pronto para te atender. Entre em contato conosco agora e saiba mais sobre nossas soluções!
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…
Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…
Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…