Mecatrônica é a área da engenharia mecânica voltado ao projeto de sistemas eletromecânicos automatizados, controlados por computador. Já foi considerada o “futuro das engenharias”, mas hoje é realidade em muitas empresas. Sobretudo àquelas que querem implementar tecnologia para automação industrial. Inicialmente, o curso de mecatrônica tem disciplinas como: Cálculo, Física, Mecânica e Elétrica básica.
Apesar de semelhantes, mecatrônica e automação industrial apresentam funções diferentes no mercado de trabalho, principalmente na indústria.
A Mecatrônica tem foco na parte mecânica e técnica de um sistema industrial, já a Automação Industrial se concentra no controle e na gestão da produção.
Desse modo, o profissional da área de mecatrônica vai atuar, por exemplo, com a construção de sistemas ou mecanismos que melhorem a produção, enquanto o profissional de automação industrial visa automatizar os processos e gerenciar a produção.
Contudo, apesar das diferenças entre Mecatrônica e Automação Industrial, as duas áreas estão interligadas. Assim, ambas envolvem mecânica, elétrica e até mesmo programação de sistemas. Elas também acabam sendo dependentes, já que para automatizar um processo, é necessário ter conhecimento sobre a mecânica das máquinas.