Notícias Abecom

NIO: MAIS DO QUE UMA PROMISSORA START-UP

A fabricante chinesa de veículos elétricos NIO se estabeleceu como uma marca líder na China, focando na tecnologia de fabricação de carros e criando uma experiência do usuário incrível.

A indústria de veículos elétricos está se desenvolvendo rapidamente em todo o mundo. Na China, a start-up de veículos elétricos NIO se estabeleceu como uma marca de veículos elétricos premium.

A NIO foi fundada em novembro de 2014. A empresa, com sede em Xangai, possui instalações de P&D, design e produção em 12 localidades em todo o mundo, incluindo China, Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Ela foi listada na Bolsa de Valores de Nova York em 2018.

Com forte desenvolvimento de produtos e competências de design e fabricação, a NIO tem sido líder desde sua criação. Ela se diferencia através de inovações tecnológicas contínuas, como o desenvolvimento de sua própria tecnologia FOTA (firmware over-the-air), e seus carros, que apresentam materiais avançados e design inspirado em tecnologia, ganharam um grande número de seguidores.

“Em dezembro de 2017, a NIO lançou seu primeiro modelo de produção em massa, o ES8, e naquele dia mais de 20.000 unidades foram pré-encomendadas”, diz Alan Zeng, CEO da XPT, uma subsidiária de propriedade da NIO.

Rolamento de rolos cônicos SKF.

Entrega recorde de unidades

Depois do modelo ES8, a NIO lançou mais dois modelos de produção em massa, o ES6 e o EC6, entregando veículos em números recordes.

Em 2020, foram entregues um total de 43.728 unidades. Em março de 2021, foram entregues um recorde de 7.257 unidades, um aumento de 373% em relação ao mesmo mês de 2020. No geral, as entregas de veículos NIO no primeiro trimestre de 2021 estabeleceram um novo recorde trimestral, com um total de 20.060 unidades.

Em 7 de abril de 2021, a NIO alcançou um marco de produção, quando seu 100.000º veículo saiu da linha de montagem.

 

“O fundador e presidente da empresa, William Li, tem vasta experiência nas áreas de opiniões de usuários, marketing digital e e-commerce automotivo”, explica Zeng. “Com suas práticas visionárias na indústria automotiva, ele tem uma compreensão profunda de como a indústria evoluirá no futuro.

Em termos dos efeitos dos automóveis no meio ambiente, os veículos de energia-nova estão se tornando a tendência do desenvolvimento futuro da indústria.

Enquanto isso, a relação cada vez mais tensa entre OEMs, revendedores e clientes tem desafiado a indústria automotiva tradicional sem soluções eficazes.

Por isso, é necessário um novo modelo de negócios para gerenciar esse problema e criar mais valor para os usuários de automóveis.”

Modelo de negócio baseado na melhor experiência do usuário

O modelo de negócio inovador da NIO é baseado na melhor experiência do usuário. A empresa tem contato direto com seus clientes tanto online quanto offline através da NIO House e do NIO Space, que abriram em todo o país, bem como o Aplicativo NIO, que combina funcionalidade e interação social.

A empresa está comprometida em fornecer aos usuários serviços para todo o ciclo de vida do veículo. “Somos muito mais do que uma empresa de carros”, diz Zeng.

A NIO oferece uma ampla gama de serviços pós-venda que são projetados para atender às necessidades e desafios dos usuários de veículos elétricos em termos de carregamento, manutenção e reparo.

Por exemplo, a tecnologia avançada de software da NIO permite a autorização sem chave, o que oferece mais tempo e aumenta a eficiência para os usuários, eliminando a necessidade de estar com a chave física em mãos.

Modelo NIO ES6

Baterias trocáveis

Além disso, a NIO oferece um sistema de oferta de energia com baterias que podem ser carregadas, trocadas e atualizadas para fornecer aos usuários serviços de energia que atendem a todos os cenários, com extensas redes para carregamento de bateria e locais para troca de bateria.

Na estação totalmente automatizada NIO Power Swap, se leva apenas três minutos para trocar uma bateria totalmente carregada. Verificações automáticas da bateria e do sistema elétrico são realizadas durante cada troca para manter o veículo e a bateria da melhor forma possível.

“A NIO está lançando o Power Swap Station 2.0, uma estação de troca de bateria de segunda geração com melhor desempenho ainda”, diz Zeng, “e está instalando uma rede mais avançada de estações de troca de bateria na China para alcançar a troca de bateria para toda a gama de modelos”.

A NIO está lidando com a ampla expectativa dos usuários, atualizando e reiterando constantemente seus produtos para melhorar a gama de veículos puramente elétricos.

“Em primeiro lugar, é a troca da própria bateria”, explica Zeng. “A NIO está oferecendo pacotes de 70, 84 e 100 quilowatts-hora. Em 2022, lançaremos um pacote de 150 quilowatts-hora compatível com todos os modelos de veículos NIO.

Além disso, também estamos melhorando o alcance desenvolvendo motores elétricos de alto desempenho. Introduzimos o motor de indução dupla de 240 kilowatts, que foi o ponto de partida da parceria da NIO com a SKF, seguido pelo motor ímã permanente de 160 kW, que é mais eficiente para uso em condições urbanas.

Depois de mudar de um motor de indução dupla para uma combinação de motores permanentes de ímã e indução, podemos aumentar a faixa de 355 a 410 quilômetros, sem mudar outras configurações.”

rolamento cerâmico de alta velocidade DA SKF

Uma transformação radical

“Com o desenvolvimento contínuo da tecnologia de condução autônoma e da inteligência veicular, os veículos autônomos poderiam transformar radicalmente a forma como as pessoas se locomovem”, diz Zeng.

Ele está otimista com as perspectivas de desenvolvimento de veículos de energia-nova. “Acho que 2020 marcou o início de uma nova era de veículos elétricos que se foram voltados para o mercado”, diz ele. “As dúvidas das pessoas sobre veículos elétricos estão sendo progressivamente eliminadas. O consumo do usuário também mudou.

“Os próximos cinco anos serão incrivelmente emocionantes para a indústria automotiva”, continua Zeng, observando que após cinco anos de desenvolvimento, a NIO é uma empresa mais madura, com uma equipe forte, e a marca é reconhecida pelo mercado. “A NIO continuará lançando novos produtos mais competitivos no futuro”, diz ele.

Bruno Luciano - Abecom

Postagens recentes

Árvore de Falhas: Entenda por que fazer? Quais os benefícios para a manutenção de suas máquinas?

A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…

1 dia atrás

Graxa azul para rolamentos: para que serve?

A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…

3 semanas atrás

Entenda os perigos do desalinhamento em componentes rotativos de máquinas e equipamentos.

O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…

3 semanas atrás

Plano de lubrificação de máquinas: por que ele é importante?

Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…

1 mês atrás

Relatório de Manutenção: confira 12 tipos essenciais para a gestão de seus equipamentos.

Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…

1 mês atrás

9 erros de lubrificação que impactam nos seus custos.

Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…

2 meses atrás