Um dos recursos fundamentais da manutenção industrial é a inspeção preditiva, sendo a análise de vibração umas das mais importantes para evitar paradas inesperadas e quebra de um rolamento.
No começo de 2018, atendendo uma demanda da área de produção, manutenção e segurança, foi desenvolvido um projeto para solucionar definitivamente este problema.
Hoje, quem passa pela linha de produção já pode ver o Técnico da Abecom, responsável pela análise de vibração, fazendo seu trabalho sem precisar chegar perto dos rolos, redutores e motores.
Isso porque, através das novas grades instaladas, agora mais próximas do equipamento, o técnico utiliza uma espécie de prolongador para aproximar o sensor de coleta do equipamento.
“Agora serão instalados alguns sensores em diferentes pontos na linha de produção. Com eles a medição será realizada sem que haja a necessidade do técnico se aproximar do equipamento. A coleta será realizada através do medidor em um ponto remoto” explica o Planejador de manutenção.
“Com esta proteção feita para as coletas e análises de vibração, foi oferecido maior segurança ao técnico que agora tem risco zero de acidente. Além disso, é possível criar um histórico para o equipamento, evitando desta forma os riscos com paradas inesperadas”
Depoimento do Técnico de Manutenção Preditiva da Abecom
*dados extraídos do jornal interno de um cliente do segmento de embalagens.
Veja mais: Casa dos rolamentos | Termografia | Manutenção Preditiva | Comissionamento de fábrica
| Roda dentada