De maneira geral, os rolamentos convencionais trabalham com temperaturas até 150 °C. Nessas condições é possível garantir seu desempenho, ainda que sejam necessários cuidados especiais. Principalmente com a lubrificação. No entanto, existem certas aplicações que possuem temperaturas elevadas. É aí que entra em cena o rolamento para alta temperatura.
Os rolamentos para temperaturas extremas foram projetados para atender aplicações mesmo em variações amplas de temperaturas.
Sobretudo para reduzir os custos operacionais das máquinas, estender os intervalos de manutenção e proporcionar alto grau de confiabilidade operacional.
Se você procura por um rolamento que suporte temperaturas elevadas (330 ou 350 ºC), veja agora quais opções estão disponíveis no catálogo SKF pdf.
Os rolamentos SKF são considerados os melhores e mais confiáveis do mercado. Seguem rigorosos padrões e controle de qualidade em sua fabricação. Além disso, são desenvolvidos com matérias-primas que permitam atingir maior vida útil.
A linha da SKF de rolamentos e unidades de rolamento para alta temperaturas inclui:
A SKF pode fornecer outros rolamentos para temperaturas extremas que atendam às necessidades de uma aplicação específica. No entanto, para isso, é necessário entrar em contato com a nossa equipe de engenharia de aplicação.
Confira agora as opções de rolamento para alta temperatura e veja qual é o ideal para sua aplicação.
Embora, não possuam rasgos de entrada, conseguem acomodar cargas axiais normais, além de cargas radiais.
A folga interna radial é um múltiplo de C5. Isso evita que os rolamentos agarrem, mesmo se esfriarem rapidamente.
As superfícies do rolamento para alta temperatura e placas de proteção são feitas de fosfato de manganês. Assim, aumenta a adesão do lubrificante ao metal e fornece proteção adicional contra corrosão.
Os rolamentos para alta temperatura rígidos de esferas SKF estão disponíveis nas variações:
VA201 | VA208 | VA228 | |
Características | Com uma gaiola rebitada de aço estampado. Preenchido com uma mistura de glicol de polialquileno e grafite para lubrificação. Período de funcionamento inicial necessário para distribuir o lubrificante no rolamento para aplicações que permanecem ociosas durante um período prolongado de tempo. Não adequado para ambientes úmidos, ou molhados. | Com uma gaiola segmentada de grafite. Lubrificante a seco: quantidades diminutas de pó de grafite liberadas a partir da gaiola lubrificam o rolamento. Uma placa de proteção em ambos os lados do rolamento guia os segmentos da gaiola. Mesmo a limites de temperaturas superiores, a gaiola de grafite segmentada não libera vapores nocivos. Não deve ser usado para aplicações nas quais a direção de rotação muda com frequência | Com uma gaiola do tipo coroa em grafite Lubrificante a seco: quantidades diminutas de pó de grafite liberadas a partir da gaiola lubrificam o rolamento. Uma placa de proteção em ambos os lados do rolamento guia a gaiola. Mesmo a limites de temperaturas superiores, a gaiola de grafite não libera vapores nocivos. |
Limites de temperatura | –30 a +250 °C | –150 a +350 °C | –150 a +350 °C |
Os rolamentos ZZ VA201 e VA208 possuem uma placa de proteção em ambos os lados. Também conhecidos com o sufixo 2Z.
Contudo, os rolamentos para alta temperatura VA201 que operam abaixo de 200 °C. Em velocidades abaixo de 25% da velocidade limite necessitam um procedimento de amaciamento. Ou seja, os rolamentos devem ser aquecidos a 200 °C por, pelo menos, 48 horas. Para isso, utilize a ferramenta aquecedor indutivo para rolamentos.
No entanto, se esperar por velocidades maiores, considere utilizar os rolamentos SKF DryLube. Fale com a nossa equipe para estes casos.
Com exceção da gaiola e vedações, os rolamentos Y SKF para altas temperaturas correspondem aos rolamentos Y com cavilhas roscadas padrão das séries YAR 2-2F.
Este rolamento possui uma placa de proteção e um defletor em ambos os lados. Isso evita que contaminantes sólidos entrem no rolamento.
Todas as superfícies dos rolamentos, além das placas de proteção e defletores, também são feitas de fosfato de manganês. Da mesma forma, aumenta a adesão do lubrificante ao metal e fornece proteção adicional contra corrosão.
Os rolamentos Y SKF para temperaturas extremas estão disponíveis nas variações VA201 e VA228.
Para a lubrificação do rolamento de alta temperatura, antes de tudo tem que observar qual o tipo de placa de vedação ele possui.
Se for placa de proteção em ambos os lados, não têm um local de relubrificação. Sobretudo porque eles já que são lubrificados de fábrica para até o fim da vida útil do rolamento.
O modelo aberto de rolamento rígido de esferas VA201 deve ser inspecionado após cerca de seis meses de operação.
Para isso, basta abrir o mancal ou, no caso de vagões de fornos, retirar a roda com o rolamento do munhão e remover os contaminantes.
Observe se o filme lubrificante forma uma trilha metálica e brilhante na pista do rolamento.
Caso não haja, o rolamento deve ser lubrificado novamente. Use a graxa para altas temperaturas original da SKF.
Porém, antes de lubrificar novamente, o rolamento deve ser limpo cuidadosamente. Não gire os rolamentos durante a secagem com ar comprimido.
Os rolamentos de alta temperatura da SKF oferecem:
Primeiro, há a vantagem operacional. Pois, ele é projetado para ter uma vida útil maior. Isso representa ganhos em custos com manutenção.
Em segundo lugar, economia de lubrificante. Já que alguns modelos são lubrificados de fábrica e não precisam de lubrificar novamente.
Terceiro, e não menos importante, contribui para um menor impacto ambiental. Visto que ele irá oferecer maior eficiência energética. Ou seja, as empresas podem reduzir o consumo de energia do sistema rotativo do equipamento.
Para empresas que adotam compromissos ambientais e programas de sustentabilidade como o ESG, o rolamento para alta temperatura atenderá vários requisitos.
Quando se pensa em aplicações industriais, o rolamento para alta temperatura tem ampla gama de aplicações.
Desde a indústria de metalurgia, vagões de fornos, leitos de resfriamento para chapas de aço, até a indústria de bebidas e alimentos, como em fornos de cozimento e preparação de biscoito.
Os rolamentos que operam em aplicações de alta temperatura sofrem com uma série de fatores que podem reduzir a sua vida útil.
Os problemas mais comuns são:
Em altas temperaturas, a graxa ou óleo lubrificante formam uma película muito fina. Óleo muito fino, em combinação com baixas velocidades de rotação, resulta em contato de metal com metal nas partes do rolamento. Isso causará desgaste, aumento de ruído e folga excessiva.
A graxa envelhece rapidamente em altas temperaturas. Isso resulta em maior frequência de relubrificação. Além de ser demorado e caro, o operador pode esquecer ou até mesmo negligenciar ao deixar para fazer depois.
O excesso de graxa também cria o potencial de sobrecarregar o rolamento. Sobretudo, aumentar o risco de contaminar o processo e até pegar fogo.
Além disso, a graxa velha que fica nos rolamentos pode carbonizar em altas temperaturas e bloquear os rolamentos.
Quando as temperaturas sobem acima da temperatura de estabilização do rolamento, ocorrerão expansão térmica e alterações estruturais do material no rolamento.
Isso pode levar a uma perda descontrolada da folga radial interna e, por fim, rolamentos travados.
Apresentamos com um pouco mais de detalhes as principais informações sobre rolamentos SKF para altas temperaturas.
Com base nisso, você já pode ter um entendimento melhor do quanto é importante escolher um rolamento com qualidade garantida. Para comprar seu rolamento para alta temperatura, basta entrar em contato e solicitar seu orçamento.
A ABECOM é o maior distribuidor SKF do Brasil e conta com equipe técnica especializada para dar todo o suporte técnico.
Além disso, somos especializados em serviços de manutenção preditiva que possibilitam reduzir seus custos em manutenção. Conheça as nossas soluções!
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…
Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…
Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…