Categorias: Notícias Abecom

Indústrias do aço e do papel triplicam vida útil de máquinas com rolamentos adaptáveis a choques de temperatura

Sistema ADAPT, desenvolvido pela Timken e distribuído pela Abecom, evita paradas de produção por desalinhamentos provocados por condições extremas.

Indústrias dos setores do aço e do papel estão aumentando a vida útil de seus equipamentos com a utilização de rolamentos que se adaptam a variações extremas de temperatura. Com isso, essas fábricas têm evitado paradas não programadas das máquinas para manutenção, o que eleva a produtividade e reduz perdas financeiras.

O processo de produção do aço envolve grandes choques térmicos, que fazem os eixos de suas máquinas se expandirem e se contraírem. Na fase de lingoteamento, o aço líquido é pulverizado com água, para ser resfriado e transformado em placas sólidas. Esse contato constante com o calor e com a umidade – 24 horas por dia e 7 dias por semana – acaba gerando corrosões. Além disso, o peso dos lingotes sobre centenas de rolamentos em rotação contínua provoca também desalinhamentos, forçando a parada das máquinas.

Para solucionar isso, as usinas passaram a utilizar um sistema que combina um rolamento em posição fixa com outro rolamento flutuante, que fica no lado oposto do eixo. Isso permite a movimentação do conjunto conforme as mudanças nas condições da operação. Este sistema, batizado de ADAPT, foi desenvolvido pela norte-americana Timken, cujas soluções são distribuídas no Brasil pela Abecom.

Antes deste sistema, as indústrias precisavam calcular uma expectativa de movimentação do rolamento e do eixo durante a operação. Quando essas estimativas falhavam, o rolamento ficava torto, interrompendo a produção.

“O sistema ADAPT combina um rolamento autocompensador de rolos no anel externo com um rolamento de rolos cilíndricos no anel interno, de modo que pode lidar com o desalinhamento e também com o deslocamento axial”, explica Tony Fierro, gerente de produtos da Timken.

Essa solução tem aumentado a vida útil dos equipamentos em usinas siderúrgicas. Em um dos clientes da Timken, os rolamentos anteriores falhavam após uma produção média de 700 mil toneladas de aço. Com a implantação do ADAPT, as mesmas máquinas produziram 2,5 milhões de toneladas de aço, sem interrupções não programadas.

Além disso, o novo sistema da Timken elevou a capacidade de carga em 7%, reduziu o torque em 5% a 10% e possibilitou que os equipamentos suportem uma diminuição adicional de temperatura de 5 °C a 10 °C.

Setor de Papel

Após os casos bem-sucedidos no setor siderúrgico, a Timken levou a mesma solução para a produção de papel, que também envolve rápidas variações de temperatura. Neste segmento, o sistema ADAPT tem operado com temperaturas até 10% menores e com até 10% menos torque do que os mecanismos tradicionais. “Esses fatores têm uma correlação direta com o desempenho nas seções de secagem de papel”, relata Tony Fierro.

Segundo ele, o sistema ADAPT tem sido aplicado com êxitos por grandes fabricantes de equipamentos para o setor papeleiro na Europa, no Brasil e na China.

Timken e Abecom

Com sede em São Paulo e com 60 anos de presença no mercado Industrial, a Abecom atua com foco na redução de custos e aumento da produtividade, através da venda de produtos premium e serviços de preditiva para manutenção. Atualmente, atende mais de 10 mil clientes e possui mais de 200 contratos de fornecimento em diversos segmentos industriais, que representam mais de mil plantas fabris.

Além da matriz em São Paulo, a Abecom conta com mais 6 unidades de suporte e atendimento.

new.abecom

Postagens recentes

O que é MTTR? Para que serve e como calcular?

MTTR (mean time to repare) é a sigla em inglês para tempo médio para reparo…

2 dias atrás

PCM – Planejamento e Programação de Manutenção: o que é, como fazer?

O planejamento e controle de manutenção - PCM é um pilar da gestão da manutenção…

2 semanas atrás

Manutenção Centrada na Confiabilidade – RCM: o que é?

A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) ou RCM (Reliability Centered Maintenance) é uma metodologia estruturada…

3 semanas atrás

Qual o impacto dos retrabalhos de manutenção na disponibilidade de uma máquina?

Os retrabalhos de manutenção são um dos desafios para que os equipamentos retornem plenamente funcionais…

4 semanas atrás

Cargas Radiais e Axiais: entenda as diferenças e como elas atuam nos rolamentos.

Cargas radiais e axiais são forças que atuam em rolamentos e componentes mecânicos em diferentes…

1 mês atrás

Manutenção Produtiva Total: como ela melhora a eficiência da sua fábrica?

A Manutenção Produtiva Total (TPM - Total Productive Maintenance) é uma metodologia de gestão que…

2 meses atrás