Rolamento SKF de alto desempenho que permite engenheiros e gestores de manutenção reduzir os custos e aumentar a vida útil dos sistemas de transmissão. São os rolamentos axiais autocompensadores de rolos.
São os únicos rolamentos axiais de rolos que podem acomodar cargas radiais, além das cargas axiais.
Isso torna os rolamentos axiais autocompensadores de rolos uma solução excelente em aplicações onde há cargas combinadas.
Além disso, possibilita projetos com economia de espaço e também podem fornecer um alto grau de rigidez sob condições de carga pesada.
Estes rolamentos de rolos também são os únicos rolamentos axiais que podem acomodar deflexões do eixo e até dois ou três graus de desalinhamento entre o eixo e o alojamento, dependendo da série do rolamento.
Sem dúvida é uma solução com grandes vantagens para diversas aplicações. Confira tudo sobre estes rolamentos e saiba como utilizá-los em sua aplicação.
Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF são rolamentos que podem acomodar cargas axiais e cargas radiais que agem simultaneamente em uma direção. Como resultado, carga é transmitida entre as pistas através dos rolos em ângulo em relação ao eixo do rolamento, enquanto o flange orienta os rolos.
É o rolamento é indicado para suportar cargas axiais (aquelas que atuam em um eixo central). Dessa maneira, este rolamento serve para manter o eixo na direção adequada, evita o desgaste da peça e absorve o impacto de cada rotação.
Outra vantagem deste tipo de rolamento é que ele consegue suportar desalinhamentos.
O SKF Explorer é uma nova classe de desempenho de rolamentos. Ela oferece substancial melhoria nos principais parâmetros operacionais relevantes para o tipo de rolamento e suas aplicações típicas.
Esse novo nível de desempenho representa a combinação do conhecimento de aplicação da SKF com sua experiência em tribologia, desenvolvimento de materiais, otimização de projeto, fabricação e, principalmente, um projeto de rolamento basicamente sólido.
Ao estudar a inter-relação entre cada componente do rolamento, os engenheiros da SKF conseguiram maximizar os efeitos da lubrificação e minimizar os efeitos de atrito, desgaste e contaminação.
Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer são caracterizados por uma série de melhorias técnicas, algumas das quais você vai conferir agora.
Em suma, os rolamentos axiais autocompensadores de rolos têm desempenho melhor e vida útil muito além das previsões de vida padrão da ISO.
Em 1930, os rolamentos axiais autocompensadores de rolos foram desenvolvidos pela SKF para uso na indústria petrolífera. Já na década de 1940, foram incorporados em aplicações pesadas, como plataformas giratórias ferroviárias e sistemas de pivô para pontes e guindastes.
Eles eram particularmente populares nessas aplicações devido à sua alta capacidade de carga em um volume de rolamento relativamente pequeno.
Hoje, se usa estes rolamentos em muitas aplicações diferentes, como extrusoras, máquinas de moldagem por injeção, caixas de engrenagens industriais, jatos de água, propulsores, refinadores, bombas, pontes pivotantes e guindastes.
Um dos exemplos mais ilustrativos de rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer é o propulsor azimutal. Para aplicações marítimas de serviço pesado, como rebocadores ou barcos portuários.
Eles também estão nos novos PODs – o novo e revolucionário sistema de propulsão que combina um motor elétrico, eixo e hélice para impulsionar e dirigir um navio. Eles estão em serviço em navios de cruzeiro e até em grandes quebra-gelos.
Um arranjo comum para este tipo de propulsor usa três mancais: dois mancais axiais e um mancal radial.
Os dois rolamentos axiais são “direcionais” – um é para frente, o outro é para ré. O rolamento radial, como o próprio nome indica, está no arranjo para acomodar a carga radial.
Por exemplo, um arranjo comum de três rolamentos incorporou um rolamento autocompensador de rolos padrão 23038 CC/W33 e dois rolamentos autocompensadores de rolos padrão 29338 E.
Com base em condições normais de operação, esse arranjo deve fornecer aproximadamente 80.000 horas de serviço confiável.
Agora, compare a vida útil calculada dessa mesma aplicação usando rolamentos SKF Explorer do mesmo tamanho em todas as três posições. A vida útil dos rolamentos chegará a quase 200.000 horas.
Conforme você pode ver, há uma melhoria substancial na capacidade do arranjo de rolamentos, o que abre novas possibilidades para o engenheiro de projeto.
As opções são aumentar a vida útil do arranjo de rolamentos, conforme demonstrado acima, aumentar a potência ou reduzir o tamanho da aplicação para uma solução mais compacta e econômica.
Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer oferecem outras vantagens além das apresentadas neste artigo. Por exemplo, redução de tamanho e possivelmente eliminação de outro rolamento.
Com estes e outros rolamentos da classe SKF Explorer, será possível atingir novos limites de desempenho para todos os tipos de aplicações.
Sua empresa não precisa fabricar propulsores marítimos para você identificar alguma situação em seu projeto que necessite de um rolamento para suportar cargas dessa natureza.
Fale com um de nossos especialistas que lhe ajudaremos em sua aplicação.
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…
Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…
Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…