Rolamentos e Acessórios

Rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer: mais opção para seu projeto.

Rolamento SKF de alto desempenho que permite engenheiros e gestores de manutenção reduzir os custos e aumentar a vida útil dos sistemas de transmissão. São os rolamentos axiais autocompensadores de rolos.

São os únicos rolamentos axiais de rolos que podem acomodar cargas radiais, além das cargas axiais.

Isso torna os rolamentos axiais autocompensadores de rolos uma solução excelente em aplicações onde há cargas combinadas.

Além disso, possibilita projetos com economia de espaço e também podem fornecer um alto grau de rigidez sob condições de carga pesada.

Estes rolamentos de rolos também são os únicos rolamentos axiais que podem acomodar deflexões do eixo e até dois ou três graus de desalinhamento entre o eixo e o alojamento, dependendo da série do rolamento.

Sem dúvida é uma solução com grandes vantagens para diversas aplicações. Confira tudo sobre estes rolamentos e saiba como utilizá-los em sua aplicação.

O que são rolamentos axiais autocompensadores de rolos?

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF são rolamentos que podem acomodar cargas axiais e cargas radiais que agem simultaneamente em uma direção. Como resultado, carga é transmitida entre as pistas através dos rolos em ângulo em relação ao eixo do rolamento, enquanto o flange orienta os rolos.

Para que serve o rolamento axial?

É o rolamento é indicado para suportar cargas axiais (aquelas que atuam em um eixo central). Dessa maneira, este rolamento serve para manter o eixo na direção adequada, evita o desgaste da peça e absorve o impacto de cada rotação.

Outra vantagem deste tipo de rolamento é que ele consegue suportar desalinhamentos.

Classe SKF Explorer para rolamentos axiais

O SKF Explorer é uma nova classe de desempenho de rolamentos. Ela oferece substancial melhoria nos principais parâmetros operacionais relevantes para o tipo de rolamento e suas aplicações típicas.

Esse novo nível de desempenho representa a combinação do conhecimento de aplicação da SKF com sua experiência em tribologia, desenvolvimento de materiais, otimização de projeto, fabricação e, principalmente, um projeto de rolamento basicamente sólido.

Ao estudar a inter-relação entre cada componente do rolamento, os engenheiros da SKF conseguiram maximizar os efeitos da lubrificação e minimizar os efeitos de atrito, desgaste e contaminação.

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer são caracterizados por uma série de melhorias técnicas, algumas das quais você vai conferir agora.

  1. Aço do rolamento: os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer apresentam um aço ultralimpo e homogêneo com um teor de oxigênio extremamente baixo, o que aumenta a vida útil do rolamento.
  2. Processo exclusivo de tratamento térmico: para maximizar os benefícios do aço ultralimpo, os engenheiros incorporaram procedimentos exclusivos de tratamento térmico. Esses novos procedimentos aumentam a resistência ao desgaste do rolamento, mantendo a tenacidade e a estabilização térmica.
  3. Acabamento superficial: o acabamento em todas as superfícies de contato foi aprimorado para maximizar os efeitos do lubrificante. Isso levou a um rolamento mais suave e com funcionamento mais frio, que dura mais tempo.

Em suma, os rolamentos axiais autocompensadores de rolos têm desempenho melhor e vida útil muito além das previsões de vida padrão da ISO.

Maior eficácia do projeto

Em 1930, os rolamentos axiais autocompensadores de rolos foram desenvolvidos pela SKF para uso na indústria petrolífera. Já na década de 1940, foram incorporados em aplicações pesadas, como plataformas giratórias ferroviárias e sistemas de pivô para pontes e guindastes.

Eles eram particularmente populares nessas aplicações devido à sua alta capacidade de carga em um volume de rolamento relativamente pequeno.

Hoje, se usa estes rolamentos em muitas aplicações diferentes, como extrusoras, máquinas de moldagem por injeção, caixas de engrenagens industriais, jatos de água, propulsores, refinadores, bombas, pontes pivotantes e guindastes.

Um dos exemplos mais ilustrativos de rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer é o propulsor azimutal. Para aplicações marítimas de serviço pesado, como rebocadores ou barcos portuários.

Eles também estão nos novos PODs – o novo e revolucionário sistema de propulsão que combina um motor elétrico, eixo e hélice para impulsionar e dirigir um navio. Eles estão em serviço em navios de cruzeiro e até em grandes quebra-gelos.

Arranjos de Rolamentos axiais autocompensadores de rolos em propulsores marítimos

Um arranjo comum para este tipo de propulsor usa três mancais: dois mancais axiais e um mancal radial.

Os dois rolamentos axiais são “direcionais” – um é para frente, o outro é para ré. O rolamento radial, como o próprio nome indica, está no arranjo para acomodar a carga radial.

Por exemplo, um arranjo comum de três rolamentos incorporou um rolamento autocompensador de rolos padrão 23038 CC/W33 e dois rolamentos autocompensadores de rolos padrão 29338 E.

Com base em condições normais de operação, esse arranjo deve fornecer aproximadamente 80.000 horas de serviço confiável.

Agora, compare a vida útil calculada dessa mesma aplicação usando rolamentos SKF Explorer do mesmo tamanho em todas as três posições. A vida útil dos rolamentos chegará a quase 200.000 horas.

Conforme você pode ver, há uma melhoria substancial na capacidade do arranjo de rolamentos, o que abre novas possibilidades para o engenheiro de projeto.

As opções são aumentar a vida útil do arranjo de rolamentos, conforme demonstrado acima, aumentar a potência ou reduzir o tamanho da aplicação para uma solução mais compacta e econômica.

Os rolamentos axiais autocompensadores de rolos SKF Explorer oferecem outras vantagens além das apresentadas neste artigo. Por exemplo, redução de tamanho e possivelmente eliminação de outro rolamento.

Com estes e outros rolamentos da classe SKF Explorer, será possível atingir novos limites de desempenho para todos os tipos de aplicações.

Sua empresa não precisa fabricar propulsores marítimos para você identificar alguma situação em seu projeto que necessite de um rolamento para suportar cargas dessa natureza.

Fale com um de nossos especialistas que lhe ajudaremos em sua aplicação.

Bruno Luciano - Abecom

Postagens recentes

Árvore de Falhas: Entenda por que fazer? Quais os benefícios para a manutenção de suas máquinas?

A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…

16 horas atrás

Graxa azul para rolamentos: para que serve?

A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…

3 semanas atrás

Entenda os perigos do desalinhamento em componentes rotativos de máquinas e equipamentos.

O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…

3 semanas atrás

Plano de lubrificação de máquinas: por que ele é importante?

Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…

4 semanas atrás

Relatório de Manutenção: confira 12 tipos essenciais para a gestão de seus equipamentos.

Relatório de manutenção é um documento essencial que detalha todas as atividades realizadas para manter…

1 mês atrás

9 erros de lubrificação que impactam nos seus custos.

Estudos mostram que 34% das falhas em equipamentos rotativos estão diretamente ligados à lubrificação. Além…

2 meses atrás