Os rolamentos são um dos componentes mais utilizados no mundo. É um elemento presente em diversas máquinas, automóveis e até equipamentos esportivos. Dentre os modelos mais fabricados estão os rolamentos rígidos de esferas.
Além de serem o tipo de rolamento mais utilizado, também são os mais versáteis. Sobretudo por possuírem baixo coeficiente de atrito, produzirem baixo ruído e baixa vibração.
Desse modo, permitem que o uso se dê em aplicações para altas velocidades de rotação.
Outra característica dos rolamentos rígidos de esferas é que alguns modelos acomodam cargas radiais e axiais em ambas as direções. Também são fáceis de montar e exigem menor recurso de manutenção.
Entenda um pouco mais sobre o rolamento mais versátil que existe!
São os rolamentos que possuem os elementos rolantes em forma de esferas. Além disso, não permitem compensar folgas ou desalinhamentos na montagem. Por essa razão são chamados rígidos.
Quando há a necessidade de um rolamento acomodar pequenos desalinhamentos na montagem, utiliza-se o rolamento autocompensador de esferas.
Como dito anteriormente, o rolamento rígido de esferas é muito versátil. Apresentaremos as principais variantes com base nos rolamentos SKF.
Como resultado, acomodam bem cargas radiais e axiais. Como não possuem rasgos de entrada, também podem suportar as cargas em ambos sentidos.
Estes rolamentos de esferas com uma carreira estão disponíveis abertos dos dois lados ou tampados (com vedações ou placas de proteção).
A SKF também pode fornecer rolamentos de uma carreira de esferas com furo cônico.
Por se tratar de um rolamento muito versátil, existem várias séries em uma gama de diâmetros. A tabela de rolamentos de esferas é bem ampla.
As variações de tamanho destes rolamentos é impressionante. Vão desde séries como o rolamento 681-zz, com diâmetro externo de 1.5 mm e interno de 0.5 mm (menor rolamento do mundo) até o rolamento 618/1700 MB com diâmetro externo de 2.060 mm e interno com 1.700 mm (feito sob encomenda).
Veja que as dimensões de fabricação realmente é muito ampla.
Dentre os mais populares no mercado encontramos o rolamento 608, muito utilizado em equipamentos esportivos como rolamento de Skate, patins, bicicleta, etc.
São rolamentos resistentes à corrosão provocada por umidade e vários outros fatores.
Eles podem acomodar cargas radiais e axiais em ambas as direções. No entanto, possuem uma capacidade de carga menor do que rolamentos de mesmo tamanho feitos de aço com alto teor de cromo.
Os rolamentos rígidos de esferas de aço inoxidável (inox) também estão disponíveis abertos ou fechados.
Estes rolamentos possuem um rasgo de entrada nos anéis interno e externo para acomodar melhor as esferas, do que os rolamentos rígidos de esferas padrão.
Rolamentos rígidos de esferas com rasgos de entrada têm capacidade de carga radial superior à dos rolamentos sem rasgos.
Porém, a capacidade de carga axial é limitada.
Outro ponto é que eles também não operam nas mesmas velocidades elevadas que os rolamentos sem rasgos.
Os rolamentos rígidos de esferas com rasgos de entrada também estão disponíveis abertos ou com placas de proteção em um, ou em ambos os lados.
Além disso, existem variantes com ou sem uma ranhura para anel de retenção.
O uso de rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas se dá aos arranjos de rolamentos onde a capacidade de carga do rolamento de uma carreira é inadequada.
Assim, o furo e o diâmetro externo destes rolamentos são ligeiramente mais largos do que os rolamentos de uma carreira das séries 62 e 63.
No entanto, têm capacidade de carga consideravelmente superior.
Rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas só estão disponíveis como rolamentos abertos (sem vedações ou placas de proteção).
Embora, não possuam rasgos de entrada, conseguem acomodar cargas axiais normais, além de cargas radiais.
A principal diferença está nas superfícies do rolamento e placas de proteção. Ambas são feitas de fosfato de manganês. Assim, aumenta a adesão do lubrificante ao metal e fornece proteção adicional contra corrosão.
Como resultado podem suportar limites de temperatura até 350 °C.
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