Gestão de ativos é a próxima fronteira na criação de valor e para a diminuição de riscos de um negócio precisam ser monitorados, analisados e diagnosticados. A gestão de ativos requer entendimento técnico, com fundamentos de engenharia de confiabilidade que se concentra nos custos de falha causada por tempo de inatividades do sistema, custos de peças, equipamentos em reparo, pessoal, custos de reclamações de garantia e atrasos de produção. Foco em manter a produção em sua totalidade com baixos custos e integração de serviços e produtos.
A manutenção preditiva também é conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento. É baseada em Técnicas para definir o estado futuro de um equipamento ou sistema, por meio dos dados coletados ao longo do tempo, verificando e analisando a tendência de variáveis do equipamento. Esses dados coletados, por meio de medições em campo como temperatura, vibração com intervalos de coleta ou sistema on-line, análise físico-química de óleos, ultra-som e Termografia, permitem um diagnóstico preciso, evitando paradas e emergências de manutenção. Esse tipo de manutenção caracteriza-se pela previsibilidade da deterioração do equipamento, prevenindo falhas por meio do monitoramento dos parâmetros, com o equipamento em funcionamento.
Para todos os setores, a lubrificação é essencial para o desempenho de equipamentos rotativos. Quando mais de 40% dos custos com manutenção estão relacionados à falta de lubrificação, o gerenciamento adequado é fundamental. A quantidade certa do lubrificante certo nos intervalos corretos é essencial para obter desempenho ideal do rolamento e para uma vida útil máxima. Um plano de lubrificação adequado pode ajudar a evitar paradas não programadas das máquinas, com ferramentas de gestão da lubrificação, treinamentos e com a implementação do software de gerenciamento ABEC LUB, é possível desenvolver e acompanhar o seu plano de lubrificação, ajudar a calcular o retorno sobre o investimento (ROI) e apresentar soluções em lubrificação.
É uma das técnicas da manutenção preditiva mais eficientes, pois através de seus resultados obtemos um diagnóstico da real condição química dos lubrificantes. Ela permite maximizar o desempenho e confiabilidade de ativos por meio da identificação de problemas antes que se tornem falhas. Tudo isso através da interpretação de laudos técnicos detalhados.