Para quem não atua na área de segurança do trabalho, as SSMA, HSE e HSSE, são siglas que podem causar certa confusão. No entanto, saber o significado é importante para gestores de todas as áreas da empresa.
Por isso, não importa qual sigla sua organização use, todas fazem parte do Sistema de Gestão de Segurança e buscam garantir que as atividades não causem danos a ninguém.
Hoje vamos falar um pouco mais sobre este importante tema para as empresas.
Como você pode ver, a única diferença é que no HSSE inclui o conceito de proteção além de segurança.
Agora que você sabe o que as siglas significam, vamos ao que de fato tudo isso representa em uma empresa.
Qualquer que seja a área de atuação toda empresa tem algum impacto social, ambiental ou de segurança. Umas mais, outras menos.
Por isso é importante que as empresas tenham consciência de que em algum momento da sua operação, este impacto pode se tornar um risco se não for identificado e gerenciado.
Então, vamos ver o que a área de SSMA faz.
O SSMA é um programa que cria medidas de segurança para uma empresa, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, além de atender à legislação.
Além de promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os colaboradores, o programa SSMA também tem como objetivo preservar o meio ambiente.
Isso significa que as medidas de segurança e prevenção adotadas pela empresa devem levar em consideração os impactos ambientais decorrentes das atividades realizadas.
Dessa forma, a empresa pode atender às normas ambientais exigidas por lei e garantir a sustentabilidade do seu negócio a longo prazo.
A área de SSMA é responsável por identificar e prevenir situações de risco dentro de uma empresa. Ela é responsável por cuidar dos funcionários em todos os setores da companhia.
O setor de SSMA tem como tarefa observar quais departamentos precisam melhorar os seus processos tendo em vista o atendimento a requisitos de segurança. A partir disso, o setor passa a desenvolver e gerir um programa de SSMA.
O programa SSMA estabelece diretrizes para a gestão da saúde, segurança e meio ambiente nas empresas. A seguir, veja alguns exemplos delas para cada uma dessas áreas:
É importante destacar que a implementação dessas diretrizes depende da colaboração de todos os setores da empresa, desde a alta administração até os colaboradores operacionais.
Veja a seguir como seguir essas diretrizes pode beneficiar a sua empresa.
Com eles, é possível monitorar os principais riscos e traçar estratégias para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Dessa forma, a empresa consegue garantir a saúde e segurança dos colaboradores e evitar possíveis problemas futuros.
Eles devem ser feitos para conscientizar os colaboradores sobre a importância do SSMA e como eles podem contribuir para a melhoria do ambiente de trabalho. Isso inclui desde a identificação de riscos até a utilização correta dos equipamentos de proteção individual.
Outra etapa importante é a supervisão das rotinas, que deve ser feita constantemente para identificar possíveis falhas e corrigi-las de forma rápida e eficiente. Essa supervisão é realizada, por exemplo, através da avaliação dos processos produtivos, da análise dos acidentes ocorridos e da implementação de medidas preventivas.
Essa é a forma mais eficiente de implementar um programa de SSMA. Os softwares que mais contribuem com o SSMA são aqueles que permitem a coleta, organização e análise de dados.
Dentro dos tipos de programas disponíveis, um SGI é o que mais pode colaborar com a implementação de SSMA, pois integra as áreas de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho. Isso permite uma gestão mais integrada e eficiente, evitando duplicidade de esforços e reduzindo custos.
O SSMA é um programa que visa a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa, além de atender às normas e padrões exigidos por lei em relação à segurança, saúde e meio ambiente.
A implementação do SSMA pode trazer diversos benefícios para a empresa, aumentando seu valor tanto para seus colaboradores quanto para o público externo. Essa implementação deve seguir um passo a passo claro para garantir a sua eficácia.
Nós da Abecom dispomos de produtos e serviços na área de manutenção que vão colaborar na implementação de medidas de segurança em sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos contribuir com o programa de SSMA em sua indústria.
WCM (World Class Manufacturing) ou Produção de Classe Mundial é uma abordagem estruturada para melhorar…
A cavitação em bombas é o fenômeno em que a pressão do líquido em uma…
A árvore de falhas, também conhecida como Fault Tree Analysis (FTA), é uma ferramenta gráfica…
A graxa azul é um tipo de lubrificante pastoso utilizado em diversos segmentos industriais. A…
O desalinhamento em componentes rotativos é uma condição em que eixos ou peças móveis de…
Um plano de lubrificação é um conjunto estruturado de diretrizes e procedimentos que define todas…