Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sua empresa consegue identificar os problemas nas máquinas antes que eles ocorram e impedir que as manutenções reativas tragam prejuízos financeiros? Saiba que é possível reduzir custos com manutenção preditiva e ainda melhorar a confiabilidade dos seus equipamentos.
A manutenção preditiva é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que deseja garantir a eficiência dos equipamentos. Além disso, ela permite identificar as falhas antes de ocorrerem.
A seguir, listamos 10 dicas para ajudar a sua empresa a reduzir custos de manutenção utilizando a manutenção preditiva.
Como a manutenção preditiva em equipamentos industriais pode ajudar?
A manutenção preditiva é uma técnica onde se monitora o equipamento para diagnosticar qualquer falha potencial. Principalmente nos equipamentos industriais críticos para o processo.
Isso contribui muito para as empresas que querem economizar tempo e dinheiro, pois reduz o número de paradas não planejadas, evita interrupções e reduz os custos a longo prazo.
Os custos de manutenção com os equipamentos são uma grande preocupação para a indústria. O custo do tempo de inatividade e perda de produtividade pode ser devastador para uma empresa.
As manutenções das máquinas muitas vezes são negligenciadas pelas empresas, mas podem ser um fator importante no sucesso ou fracasso de uma organização.
Todos os equipamentos precisam de manutenção e reparos regulares para garantir que funcionem da melhor maneira possível e que não quebrem quando mais se precisa deles.
Como reduzir os custos de manutenção no setor industrial?
O setor industrial é um dos setores mais complexos do mundo. As máquinas e equipamentos estão em constante funcionamento. Em muitos casos trabalham 24 horas por dia.
Portanto, precisam ser monitorados quanto à possíveis problemas.
O monitoramento das máquinas é uma atividade muito importante dentro da manutenção preditiva. Para isso é necessário instalar sensores em pontos estratégicos do equipamento. Isso é feito para coletar dados sobre o desempenho da máquina.
A análise permite uma previsão mais precisa de quando a manutenção será necessária para evitar o tempo de inatividade.
A depender das necessidades e do tipo de máquina industrial, o monitoramento pode ser feito remotamente ou no local.
As máquinas industriais podem ter diferentes maneiras de se monitorar, depende de seu tipo e uso, mas podemos destacar três tipos principais:
- sensoriamento remoto,
- sensoriamento online (ou em tempo real) e
- análise preditiva (ou offline).
– Como reduzir custos com manutenção preditiva?
Antes de tudo, é importante deixar claro que os benefícios da manutenção preditiva na redução de custos estão diretamente ligados ao processo de monitoramento e práticas de manutenção centrada em confiabilidade.
Dessa forma, as ações são planejadas de modo a permitir maior confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos. Em outras palavras, os gestores vão analisar dados reais antes de uma decisão.
A análise dos dados permite uma previsão mais precisa de quando a manutenção será necessária para evitar o tempo de inatividade e quais componentes devem ser trocados.
Veja 8 benefícios diretos ao reduzir custos com manutenção preditiva:
- Menor estoque de peças de reposição;
- Menos intervenções nas máquinas;
- Evita horas extras e equipes de plantão;
- Melhora o planejamento de compras;
- Permite comprar componentes com maior vida útil (não pelo preço);
- Aumenta o tempo global de eficiência do equipamento.
- Elimina as compras de emergência e os fretes especiais;
- Diminui as manutenções de parada não planejada;
Estes são fatores que impactam diretamente o orçamento financeiro das empresas quando não se tem uma estratégia de manutenção eficiente.
Mas como fazer isso?
– 10 dicas para sua empresa reduzir custos com manutenção preditiva.
- Identifique os principais problemas de manutenção;
- Analise as causas dos problemas;
- Estabeleça uma programação de manutenção proativa;
- Implemente a inspeção e monitoramento regular da máquina ou equipamento;
- Colete e analise os dados gerados pela máquina ou equipamento;
- Faça um diagnóstico preliminar dos problemas;
- Programe as paradas para consertar apenas o necessário;
- Realize testes periódicos para garantir a qualidade do reparo;
- Elabore um plano de contingência para situações imprevistas;
- Revise e atualize seu plano de manutenção regularmente;
– Conclusão
Viu só como é possível reduzir seus custos produtivos se utilizar a estratégia certa de manutenção?
Mas para isso é importante ter as ferramentas certas e pessoal qualificado. A manutenção preditiva só será efetiva se tiver uma equipe experiente e especializada.
Contudo, não precisa ser uma equipe própria. As indústrias de todos os setores podem contar com a infraestrutura e conhecimento da ABECOM para o serviço de monitoramento preditivo e fornecimento de componentes sob contrato.
Somos a única distribuidora da SKF Brasil que possui uma sala de gestão de ativos e monitoramento on-line (REP Center/CGA) para atender nossos clientes de contrato na manutenção de seus equipamentos rotativos.
Em parceria com a SKF somos uma empresa certificada CMP para auxiliar e dar suporte aos nossos clientes. Unindo a tecnologia de quem é a maior fabricante de rolamentos no mundo com o maior distribuidor especialista em rolamento industrial.
Fale com um de nossos especialistas e veja como reduzir os custos de seus equipamentos com a manutenção preditiva.